Organização é um dos fatores mais importantes para manter o controle financeiro em dia – e saber onde você gastou em cada compra faz parte dessa organização. Veja como categorizar transações pode ajudar na vida financeira!

Se você está organizando suas finanças, certamente sabe que uma fase importante é identificar para onde o dinheiro está indo.

Há quem utilize planilhas ou softwares para a função, mas o fato é que entender os destinos dos gastos ajuda a perceber se é preciso fazer ajustes nas compras nos próximos meses para atingir um objetivo.

Essa identificação, além de favorecer o entendimento visual por manter tudo em ordem, permite que você faça pesquisas rápidas e consiga descobrir qual o “ponto de escoamento” do dinheiro.

Pensando nisso, o aplicativo MeuCompromisso incluiu a funcionalidade de categorizar transações entre suas ferramentas, mas com a vantagem de permitir a criação de categorias e subcategorias.

Assim, se você fez uma compra no mercado com o cartão de débito pré-pago MeuCompromisso, ao identificar o gasto no app poderá categorizar como Mercado e, na subcategoria, Compras para Casa.

Outro diferencial do MeuCompromisso é que, uma vez que você categorize um local, o app vai entender que sempre que esse local for registrado, deve entrar para a categoria predeterminada. Bem legal, não é mesmo?

Mas quer saber como isso funciona na prática? Veja como categorizar transações a seguir!

Como categorizar minhas transações no MeuCompromisso

1. Baixe e instale o aplicativo no seu smartphone, para solicitar o cartão de débito pré-pago MeuCompromisso.

Cada vez que você fizer uma transação com este cartão, ele entrará automaticamente nos registros do app.

Tela de compras aplicativo Meu Compromisso. Como categorizar transações.

2. Fez uma compra? Então, o registro vai aparecer na linha do tempo da sua área, no MeuCompromisso. Clique sobre uma compra para visualizar outros detalhes.

Como categorizar transações Meu Compromisso. Tela de transações.

3. Logo abaixo do nome da compra há o botão Editar Categoria. Ele vai aparecer sempre que o gasto for feito em um lugar novo, sem registro prévio no MeuCompromisso.

Categorizar transações no Meu Compromisso. Tela de gasto, editar categoria.

4. Nessa parte, você poderá colocar uma categoria para sua compra. Pode ser uma categoria já registrada, como no exemplo abaixo, uma compra de mercado.

Você também pode adicionar uma subcategoria. Por exemplo, se são compras para casa, cuidados pessoais, presentes e doações, enfim.

App Meu Compromisso categorizar transações - categoria e subcategoria.

5. Uma vez que um local for associado à uma categoria, o MeuCompromisso fará a sincronização automaticamente para as próximas compras.

Mas e se eu não encontrar uma categoria específica?

O MeuCompromisso possui uma extensa lista de categorias, com os principais itens que um usuário costuma gastar, de alimentação a compras para o carro.

Mas se ainda assim você não encontrar o que deseja, pode criar uma categoria nova!

O processo também é bem simples, como apresentado a seguir.

1. Acesse o espaço Conta, no menu inferior do app. Depois, selecione o botão Categorias.

2. No canto superior direito, você vai ver um botão de +. Ao clicar, você consegue criar uma categoria, com um nome, cor e até um ícone. Ao final, clique em Salvar.

3. Também é possível criar uma subcategoria dentro de uma categoria existente. Para isso, localize a categoria desejada e selecione o + ao lado do nome.

Minhas Categorias aplicativo Meu Compromisso. Categorizar transações.

4. Então, adicione o nome da subcategoria, selecione um ícone e clique em Salvar. Pronto!

E você sabia que toda vez que usar o cartão MeuCompromisso pode fazer uma doação para um projeto social, sem gastar nada, por meio do Visa Causas? Clique aqui e saiba como participar!

Organização financeira para realizar objetivos

Para muitos objetivos que temos, o dinheiro é essencial. Seja para trocar de carro, comprar uma casa ou mesmo fazer uma viagem, você precisa ter recursos para atingir essas metas.

É aí que entra a organização financeira: quando as finanças estão sob controle, atingir um objetivo fica mais fácil.

Afinal, você consegue saber exatamente quais pontos levam mais do seu dinheiro e montar estratégias para fazer seus ganhos renderem mais.

Além disso, ter uma boa vida financeira impacta diretamente na saúde. De acordo com pesquisa realizada pelo SPC, a falta de organização das finanças levou 65,6% dos entrevistados a depressão, enquanto outros 59,8% tiveram crises de ansiedade por conta do dinheiro.

Por isso, ainda que a ferramenta de categorização pareça simples, ela é fundamental para mostrar como está sua vida financeira, permitindo que ajustes sejam realizados para ter mais controle de suas compras.

A partir dessa organização, é mais fácil realizar objetivos que dependem de dinheiro. E para te ajudar nesse sentido, o MeuCompromisso também conta com uma ferramenta específica: a criação de compromisso.

Quer saber mais? Veja como criar um compromisso e comece a realizar os seus sonhos!

Assim, com organização e controle financeiro, nenhum de seus objetivos serão deixados de lado!

Artigo anteriorConverse com seu companheiro(a) sobre uma transação específica
Próximo artigoComo carregar minha conta do MeuCompromisso