Uma das dicas mais conhecidas para ter controle das finanças, é estabelecer metas de quanto gastar por mês, em diferentes áreas. Essa é uma das funcionalidades do MeuCompromisso e você vai descobrir como criar uma meta de gastos!

Mas como criar uma meta de gastos pode te ajudar a conquistar o controle financeiro?

As metas nas finanças atuam em duas frente principais: a primeira é o efeito psicológico de comprometimento.

Quando entendemos que há um compromisso, um limite a não ser ultrapassado, focamos nossos esforços em estar dentro da proposta original. Não é por acaso que, quando falhamos em uma meta, o sentimento não costuma ser agradável.

Além do aspecto psicológico, estabelecer uma meta faz com que você queira rastrear os seus gastos, para conseguir identificar possíveis gargalos e pensar em estratégias para evitá-los.

Pensando nessas duas frentes de uma meta, o MeuCompromisso uniu o comprometimento para realização de objetivos com a possibilidade de rastrear seus gastos.

E para te ajudar a ficar dentro do que você se propôs, o aplicativo também conta com um sistema de notificações que avisa sempre que uma das metas de gastos estiver próxima de ser ultrapassada.

Assim, você não corre riscos de acabar gastando mais do que deveria, sem nem sentir.

Veja, a seguir, como estabelecer metas no app MeuCompromisso!

Como criar meta de gastos no MeuCompromisso

1. Com o aplicativo aberto na tela inicial, localize o botão “Criar meta de gastos”.

Se você ainda não tem uma meta criada, deve clicar no ícone de “+”, no canto superior direito da tela, para inserir um objetivo.

2. Na nova tela apresentada no aplicativo, você vai identificar o Valor da Meta, a Data de criação e a Categoria (como alimentação, bares, cartão de crédito, etc).

O MeuCompromisso já apresenta algumas categorias pré-estabelecidas, mas você pode criar categorias e inserir subcategorias de acordo com suas necessidades. Clique aqui para saber como.

Como criar metas de gastos aplicativo Meu Compromisso.

3. Você pode optar por replicar essa meta para os próximos meses ou fazer com que seja um objetivo único. Ao final, clique no botão de Check para finalizar o processo.

Adicionar uma meta de gastos no Meu Compromisso app.

4. Pronto! Sua meta já está criada!

Saiba que não há limites de metas, ou seja, você pode estabelecer quantos objetivos quiser, das mais variadas áreas.

Meta de gastos criada no Meu Compromisso.

Como funciona uma meta de gastos no Meu Compromisso

Se você já criou uma meta de gastos no Meu Compromisso, pode estar se perguntando como ela vai funcionar, na prática.

No MeuCompromisso, você pode criar quantas metas quiser. Quem determina o valor e o período de duração de cada objetivo é o usuário, o que dá mais liberdade e permite um controle financeiro personalizado.

Assim que você cria uma meta de gastos, o MeuCompromisso representa o total planejado de forma visual com uma timeline. Conforme você gasta e identifica a compra com uma categoria, o aplicativo passa as informações para o objetivo em questão.

Tela Minhas Metas de gastos aplicativo MeuCompromisso

Outra vantagem do aplicativo para o controle financeiros é a marcação HOJE. Trata-se de uma linha tracejada que indica uma proporção de quanto você pode gastar no dia, em cada meta de gastos.

A marcação HOJE faz uma análise proporcional, que relaciona o valor da meta de gastos para o mês com a quantidade de dias dentro do período estabelecido. Assim, a marcação HOJE muda de posição de acordo com gastos realizados ou não.

Marcação HOJE no controle de gastos app MeuCompromisso.

Notificações para o seu controle financeiro

Mas o que acontece se, em um mês, uma meta financeira estiver muito próxima de ser atingida?

Nesse caso, o MeuCompromisso envia um aviso, como apresentado abaixo, para que você saiba que falta pouco para completar um objetivo de gastos, o teto máximo que havia sido estabelecido.

Notificação de limite de meta de gastos MeuCompromisso.

Com esse aviso, você pode controlar as compras facilmente, evitando fazer novos gastos naquela categoria.

No final do mês, é só conferir como foram suas metas e aumentar ou reduzir os objetivos, de acordo com o desempenho apresentado. Uma ótima forma de rastrear as suas compras e ter mais controle!

Método do envelope digital

O método do envelope é uma estratégia de controle financeiro bastante popular. Sua proposta é separar os gastos mensais em envelopes, distribuindo determinada quantidade de dinheiro em cada um deles.

Assim, a pessoa que quer controlar as finanças, deve manter as compras dentro do valor do envelope, sendo que os gastos podem ser para um período semanal, quinzenal ou mensal.

Essa mesma proposta foi replicada no app MeuCompromisso, porém, de forma digital – o que deixa tudo mais prático!

É você que tem o controle de quanto quer ou pode gastar naquele período e, ao separar os gastos por categorias, consegue identificar o que é importante e o que pode ser cortado nos próximos meses.

Quer ter mais controle financeiro? Selecione a sua loja de aplicativos abaixo, faça o download do MeuCompromisso e crie sua conta. Assim, vai ser bem mais simples realizar os seus sonhos!

Artigo anteriorComo carregar minha conta do MeuCompromisso
Próximo artigo3 Benefícios de se controlar as finanças em conjunto