Organizar as finanças é uma tarefa bastante desafiadora. Para muita gente, estabelecer e realizar metas financeiras está entre as coisas mais difíceis de se fazer.

Entretanto, ainda que possa parecer complexo, essa organização é essencial para usufruir de nossos recursos financeiros com tranquilidade.

Nesse sentido, o planejamento para realizar metas financeiras surge como uma solução prática, que pode te ajudar a organizar as finanças sem tantas complicações.

Saiba o que são as metas financeiras, como organizar e elaborar um planejamento completo para realizar o que foi estipulado.

O que são metas financeiras?

Metas são pequenas etapas que, ao serem atingidas, contribuem para que um objetivo maior seja realizado.

Quando se trata de finanças, essas metas estão diretamente relacionadas aos recursos e os gastos.

Ter total controle sobre as finanças é fundamental, tanto para realizar metas financeiras, como para ter uma vida econômica tranquila.

As suas metas servem tanto para dar maior controle, como para direcionar suas decisões.

Afinal, quando não existem objetivos claros, é mais fácil gastar dinheiro com itens supérfluos ou que não eram tão necessários no momento.

Mas como estabelecer e realizar metas financeiras?

O primeiro princípio do estabelecimento de metas é que elas precisam ser possíveis de serem realizadas com determinação e foco. Os sonhos precisam ser condizentes com a realidade. 

Criar uma meta muito alta e sem ações para obter mais renda, pode tornar a meta inalcançável. Como existe um olhar de impossibilidade, não há motivação para conquistá-la.

Mas existem algumas dicas práticas que podem te ajudar a estabelecer essas metas. Confira!

Conheça sua situação atual  

Antes de criar as etapas para realizar metas financeiras, é preciso ter total conhecimento da situação financeira atual.

Utilize a função relatório de gastos do MeuCompromisso para analisar e observar para onde seu dinheiro está indo, e em quais categorias os custos podem ser diminuídos.

Observe seus gastos fixos e variáveis. Calcule a média de consumo e se é possível cortá-los.

Algumas pequenas ações, como banhos mais rápidos ou levar marmita para o trabalho, ao invés de almoçar fora, contribuem para melhorar seu orçamento.

Conhecer seus gastos é imprescindível para as metas. Especialmente porque, após os cortes possíveis, você conseguirá ver quanto é possível economizar e guardar todos os meses.

Mulher olhando sua situação financeira

Elabore metas por categorias e estipule prazos

A partir do momento em que a situação financeira atual estiver clara, é o momento de estabelecer suas metas. Para melhor organização, separe os objetivos por categorias.

A divisão das categorias é uma especificação única. Você pode estipular metas para o pessoal, profissional e lazer. Estes tópicos são um bom começo, e para cada uma, é possível abrir subcategorias.

Por exemplo, para a área profissional, uma meta pode ser um curso profissionalizante. Já realizar meta financeira pessoal pode ser a compra de um carro ou uma casa.

Além da categoria, estipular um prazo é necessário para realizar a programação de quanto será necessário economizar e guardar por mês para atingir determinado objetivo.

Quando você tiver estabelecido as metas para suas categorias, o montante necessário e o prazo limite, é preciso organizá-las, principalmente os aportes mensais.

Uma dica é contar com o MeuCompromisso e criar um Compromisso, descrevendo o sonho, quanto deseja juntar, a data limite para realizar este sonho, o dia para realizar o depósito mensalmente, e pronto!

Com o  Compromisso é muito mais fácil atingir seus objetivos. O melhor disso tudo, é a possibilidade de convidar amigos ou familiares para contribuírem a realizar metas financeiras.

Lembre-se da reserva de emergência

Uma das metas financeiras que precisa estar na sua lista, é criar uma reserva de emergência.

Guardar uma parcela do seu dinheiro para os imprevistos que podem ocorrer é fundamental para não passar apertos.

Quem possui uma reserva, tem maior qualidade de vida. Isso porque, sabe que no caso de acontecer um infortúnio, o orçamento mensal não será prejudicado.

Isso significa que, com esta reserva, até realizar metas financeiras fica mais simples. No caso de uma emergência acontecer, você já tem um dinheiro para arcar com as despesas inesperadas, e os aportes de seus compromissos continuam normalmente.

Hora de começar a realizar as suas metas

Com todas essas dicas ficou fácil realizar metas financeiras, não é? Aproveite para definir e criar as suas!

Saiba que, com o tempo, é possível que você se sinta desmotivado para realizar uma meta. Nesse caso, é importante ter a disciplina de continuar focado, pensando sempre no objetivo maior.

Assim, etapa por etapa, conquistar aquele sonho tão especial não será impossível!

Artigo anterior10 pequenas dicas para economizar no dia a dia
Próximo artigoComo criar o hábito de poupar