Já parou pra pensar quanto da nossa renda é destinado às compras para casa? Na pandemia passamos mais tempo em casa e aumentamos os gastos com comida, produtos de limpeza, higiene e bens de consumo não duráveis. Por isso, para poupar de verdade, é importante economizar no mercado.

Sabendo que planejamento financeiro é a maneira mais efetiva de alcançar nossos objetivos, é importante ter estratégias para economizar no mercado. Por isso, separamos algumas dicas que prometem diminuir a conta das compras e fazer a diferença no seu saldo no final do mês. Confira aí!

Planejamento financeiro – Saiba porque é importante fazer

Não faça compras mensais

Preferencialmente realize as compras do mercado semanalmente ou cada 2 semanas, elas ajudam a economizar. Quando realizamos compras mensais temos mais chances de perder alimentos e produtos pelo prazo de validade, além disso temos a tendência de comprar mais coisas desnecessárias

Faça uma lista de compras

Escrever os itens que faltam é uma ótima maneira de não comprar por impulso ou acabar adquirindo produtos que você já possui em casa. Avalie o que precisa ser comprado, escreva tudo em uma lista e coloque no carrinho apenas os itens listados. No final do mês você irá perceber uma super economia só por não adquirir produtos por impulso.

Não vá ao mercado com fome

Quando vamos aos supermercado com fome as chances de comprar alimentos por impulso são enormes, principalmente porcarias: salgadinhos, refrigerantes, sorvetes e etc. Esses produtos são extremamente atrativos quando estamos com fome, mas quando chegamos em casa percebemos que exageramos na quantidade comprada. Se necessário, faça uma leve refeição antes de ir ao mercado mas evite ir com fome.

Fique atento a promoções

Uma ótima maneira de economizar nas compras é ficar atento às promoções feitas pelas redes de supermercado e marcas. Antes de sair de casa pesquise preços. Hoje em dia muitas redes oferecem descontos em compras pelo aplicativo da loja, oferecendo grande economia aos seus clientes. Outra opção é dar oportunidade a marcas novas, que normalmente são mais baratas que as marcas tradicionais.

Evite levar crianças pequenas

Se você tem filhos ou irmãos mais novos e já foi ao mercado com eles, sabe que as compras podem ser trabalhosas e caras. As crianças são especialistas em pedirem produtos por impulsos e vão acabar te convencendo a comprar chocolates, biscoitos e até brinquedos que depois serão deixados de lado.

Quer economizar dinheiro e controlar as finanças? Utilize o aplicativo MeuCompromisso

Após abrir a conta no MeuCompromisso você consegue acompanhar os gastos do seu cartão dividido por categorias. Você consegue definir metas para os diferentes gastos que você tem e pode acompanhar durante o mês a evolução de cada um deles. Quer saber mais? 

Acesse www.meucompromisso.com

Artigo anteriorComo criar um compromisso? Defina seus sonhos financeiros no app MeuCompromisso.
Próximo artigoControle financeiro para casais: Porque é importante?