Somente em 2021, a gasolina teve um acréscimo em seu preço mais de 10 vezes. Com a gasolina cada vez mais cara, a pergunta que não quer calar é: vale a pena ter carro?

Antes de tomar qualquer decisão e vender o seu carro (ou deixar de comprar um), é preciso entender o que está por trás desses aumentos.

Com esses dados, é possível tomar uma decisão mais segura sobre um automóvel ou mesmo pensar em soluções para lidar com a gasolina cara.

Então, continue nesse artigo para encontrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Por que a gasolina está cara?

A primeira coisa que você deve entender é que a Petrobras, empresa que cuida dos combustíveis no Brasil, utiliza uma política de preços chamada Paridade de Preços de Importação (PPI).

Isso significa que os preços estabelecidos pela Petrobras para o petróleo seguem a mesma variação cambial e valores utilizados em todo o mundo – o barril de petróleo é comercializado em Dólar em todos os países.

Então, com a alta do Dólar e a desvalorização do Real, mesmo o petróleo produzido em nossas terras, são precificados com base na moeda estrangeira. Quanto mais alto o Dólar, mais alto é o valor do combustível.

Outro ponto que impacta na gasolina cara é a volta da busca pelo petróleo, nesse cenário pós pandemia. Com os países voltando ao “normal”, há uma maior demanda, o que eleva o preço.

Abastecer o carro

Como funciona a composição do preço do combustível?

Apesar do Dólar e de políticas externas impactarem diretamente na gasolina cara, o preço do combustível não é aplicado aleatoriamente.

Para compor o preço que pagamos diariamente ao abastecer nosso carro, existem diferentes agentes que entram com uma “fatia” de gastos e lucros.

A Petrobras é o agente que mais pesa na composição do preço do combustível, representando 33,6%.

Há também a incidência de diferentes impostos, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que, por ser estadual, variam entre cada região do Brasil. Em geral, o ICMS representa 27,6% do valor que pagamos nas bombas.

Temos ainda o custo do etanol anidro, que é utilizado na composição da gasolina, e representa 16,9% do preço cobrado.

Além disso, existem outros impostos que entram na conta: CIDE, PIS/PASEP e COFINS, que juntos somam cerca de 11,5%.

E, para finalizar, há o custo de distribuição e venda, que representam 10,4%.

Com tudo isso, além da economia mundial e do Dólar, fica fácil compreender por que a gasolina está tão cara.

Ainda vale a pena ter carro?

Agora, a pergunta que tem sido cada vez mais frequente: vale a pena ter carro diante desse cenário de gasolina cara?

Não existe uma só resposta, tudo depende de diferentes fatores, que impactam de modos variados para cada pessoa.

Driving The Muppets GIF - Find & Share on GIPHY

O primeiro deles é o uso que você faz com o carro. Digamos que você utilize o veículo somente para ir ao trabalho, que não é longe da sua casa. Nesse caso, ter um carro faz pouca diferença.

Porém, se você mora em uma cidade e trabalha em outra, ter um carro significa não só conforto, mas talvez o único meio de transporte disponível.

É importante lembrar que, além da gasolina, o carro precisa de seguro, manutenção, gastos com documentação, estacionamento, enfim.

Uma dica para avaliar se vale a pena ter carro é usar uma calculadora virtual. Assim, você inclui os valores e deixa que o sistema identifique a melhor opção para você.

O que fazer quando a gasolina está cara?

Se você avaliar que, diante das situações da sua vida, ainda vale a pena ter um carro, a dica é buscar formas de economizar nos gastos com combustível.

Para te ajudar na tarefa, selecionamos 3 dicas interessantes para colocar em prática.

Elas podem ser úteis na hora de fugir da gasolina cara, mantendo o seu veículo sem pesar (tanto) no bolso.

Dica 1: Controle financeiro

Para conseguir manter seu carro, é interessante reavaliar todos os seus gastos, para identificar onde é possível “cortar” excessos.

Para isso, você pode contar com o app MeuCompromisso, que foi desenvolvido para facilitar o controle das finanças.

MeuCompromisso aplicativo

No MeuCompromisso, o usuário consegue inserir seus gastos mensais, além de identificar metas de gastos para diferentes setores.

Todos os valores que entram na sua conta MeuCompromisso rendem desde o primeiro depósito. Assim, o seu dinheiro cresce com o tempo.

Se você ainda não tem o MeuCompromisso, selecione sua loja de apps abaixo, faça o download, e descubra como essa ferramenta pode te ajudar:

Dica 2: Pesquisa de preços

Em uma mesma cidade, o preço do combustível pode variar bastante, na casa das dezenas de centavos. A longo prazo, essa economia pode fazer uma boa diferença.

Por isso, antes de abastecer, faça uma pesquisa de preços. Para não ter que ir de carro até diferentes postos, a dica é criar um grupo no WhatsApp com seus amigos.

Ali, cada membro do grupo pode compartilhar os preços que encontra em seu trajeto. Uma forma prática e interativa de pesquisar preços.

Dica 3: Transportes diferentes

Para finalizar, a dica 3 é buscar por diferentes meios de transporte.

Além do Uber (que também sofre com a gasolina cara), você pode considerar o transporte público, a bicicleta ou mesmo um sistema de caronas com seus companheiros de trabalho ou com os amigos.

A verdade é que, com um cenário econômico tão complexo, a informação é nossa maior aliada.

Além de entender por que a gasolina está cara e se vale a pena ter um carro, mantenha a mente aberta para buscar outros meios de transporte ou economizar em outras áreas da vida.

Assim, você pode passar por essa fase de recessão sem tantas complicações!

Fonte: Me Poupe!

Artigo anteriorOrganizando as finanças após o casamento: quem ganha mais paga mais?
Próximo artigoCasais precisam conversar sobre crises financeiras. Veja dicas!