Não é de hoje que, por diversos motivos, muitas pessoas encontram dificuldade em fazer o salário durar mais. Infelizmente, a realidade de muitos brasileiros é que “sobra mês no fim do salário”. 

São diversos fatores que podem ocasionar na falta de dinheiro para suprir o orçamento ou as despesas do mês. De fato, muitas pessoas não tem planejamento ou controle, e acabam sem nem saber quanto gastam ao mês.

Desta forma, acabam usando indevidamente o cartão de crédito e acumulando dívidas que se tornam uma gigante bola de neve. E, sabemos que sair de um cenário de dívidas, é bastante desafiante.

No entanto, algumas ações são suficientes para conseguir o controle financeiro e viver mais tranquilamente. Saiba como fazer o seu salário durar mais.

Como fazer o salário durar mais?

Sem dúvida, essa pergunta é uma constante na vida de todo brasileiro assalariado. Afinal, não é preciso estar em crise financeira para querer ter mais dinheiro na conta.

A questão para fazer o salário durar mais possui algumas variáveis. Existem aquelas que conseguimos controlar, e aquelas que não podemos mudar. Por exemplo, a inflação e os elevados preços é um fato que não mudamos, mas nos afeta diretamente.

Desta forma, o que podemos fazer é apenas reduzir o consumo, ou trocar as marcas e modelos por similares e com menor custo.

Porém, a vida financeira pode ser muito mais saudável quando controlamos tudo que está ao nosso alcance. Ou seja, quanto de dinheiro temos, e o que fazemos com ele. Neste sentido, o controle financeiro é o principal passo para fazer o salário durar mais.

salario durar mais

É fundamental ter controle financeiro

A primeira questão para conseguir fazer o salário durar mais é categorizar as despesas. Desta forma, existe clareza para saber quanto está sendo gasto com cada item. 

Acontece que muitas pessoas “levam o mês” apenas sabendo o saldo da conta corrente, mas sem analisar para onde o dinheiro está indo.

Então, criar uma planilha, anotar em um bloquinho, ou usar aplicativos para categorizar as contas, é essencial. Assim, de maneira muito prática você acompanha a evolução dos seus gastos, e antes de receber o salário, já destina os valores de maneira apropriada.

Gastos essenciais

Os gastos essenciais são aqueles que são básicos para a sua sobrevivência. Por isso, sempre opte por pagar os gastos essenciais primeiro.

Neste sentido, aqui devem ser apresentados os custos com alimentação, moradia, contas básicas como água, luz e internet. A maioria dos gastos essenciais são fixos, o que proporciona maior controle. Itens como alimentação podem ser bastante variáveis. Inclusive, também podem ser considerados como supérfluos. 

Gastos supérfluos

Os gastos supérfluos são aqueles que nos alegram ou satisfazem de alguma maneira. No entanto, não são itens com os quais não viveríamos sem comprar. É o caso, por exemplo, de jantares fora de casa, delivery de comida, roupas de marca, ou viagens.

Veja, tudo vai depender do estilo de vida daquela pessoa. Não estamos dizendo que é “errado” usar o seu dinheiro para estes itens. Apenas, que dentro de um orçamento mensal, estes gastos devem ser colocados em uma categoria à parte. Afinal, no caso de um aperto financeiro, podem ser facilmente reduzidos ou cortados.

Evite o uso do cartão de crédito

Embora seja um recurso muito útil e prático. O uso desenfreado do cartão de crédito pode se tornar uma armadilha. Uma vez que, quem não possui controle, está gastando um dinheiro que ainda não é seu. E caso não consiga pagar a parcela, os juros aplicados são altíssimos, sendo ainda mais difícil fazer o salário durar mais.

Porém, existe uma alternativa prática, que funciona como cartão de crédito e ainda ajuda no controle financeiro: cartão pré-pago.

Este tipo de cartão possibilita controle e segurança porque o valor disponível é delimitado por você, com recargas. Ou seja, você já adiciona o valor que pode gastar. Desta forma, usa o cartão sem medo de surpresas no fim do mês, e sem comprometer o próximo salário.

MeuCompromisso para gerenciar finanças

Reserva financeira de emergência

Embora não seja, necessariamente, uma forma de fazer o salário durar mais, manter uma reserva te deixa mais tranquilo. Esta categoria é aquela em que você destina um determinado percentual do seu salário para eventuais infortúnios.

São aqueles gastos que surgem quando menos se espera. Ao ter uma reserva financeira, você não compromete seu orçamento.

Para o salário durar mais e não passar sufoco no futuro!

Além da reserva financeira, ou quando possuir um montante significativo, destine uma parcela de dinheiro para investimentos.

No primeiro momento, essa ação não faz o salário durar mais, mas, gera uma renda extra todo mês. Assim, você pode usar os rendimentos para reinvestir, ou aumentar a renda mensal.

A “regra” para o salário durar mais, é clara

A questão será sempre ter controle sobre os seus gastos e realizar um planejamento mensal para suas despesas. E, quem quer mesmo fazer o salário durar mais, precisa ter um custo de vida menor do que o salário mensal.

Assim, garante que haverá dinheiro suficiente para arcar com o seu estilo de vida. Com um bom planejamento, além do salário durar mais, você tem mais recursos para os gastos supérfluos, que, apesar de não serem essenciais para a sobrevivência, são essenciais para a vida.

Por isso, controle todos os seus gastos usando a categorização de custos do MeuCompromisso. E, aproveite para criar sonhos e destinar uma parcela do dinheiro para aproveitar como bem quiser.

Artigo anteriorPor que usar um cartão pré-pago?
Próximo artigo5 dicas para não se endividar no final do ano