Fazer um casamento com pouco dinheiro é a realidade de muitos casais. Na verdade, até mesmo aqueles que são afortunados, procuram condições e orçamentos condizentes.

Sem dúvida, o sonho do matrimônio é um desejo de muitos casais. No entanto, cada vez mais esse sonho parece distante por questões financeiras.

Com um bom planejamento e boas escolhas se realiza um casamento com pouco dinheiro. A missão é elencar quais questões são negociáveis, quais são essenciais e quais não são tão necessárias.

Iniciar uma nova vida a dois cheio de dívidas por causa da festa não é uma boa ideia. Por isso, confira dicas para realizar um casamento com pouco dinheiro.

Planejamento é a chave para um casamento com pouco dinheiro

Quem sonha em casar, geralmente, tem a ideia de uma festa luxuosa, com decoração perfeita, bolo decorado, e por aí vai.

Mas, quando se começa a fazer os orçamentos e buscar preços, o sonho pode virar uma preocupação constante com custos e despesas.

Por isso, a chave para saber como organizar um casamento simples e barato está na organização.

Quanto antes começarem os planejamentos para o casamento, melhor. Afinal, há mais tempo hábil para pesquisar e negociar com fornecedores.

Dessa forma, planejar e orçar os itens com bastante antecedência é uma forma de conseguir descontos. Inclusive começar a economizar para viajar na lua de mel.

Além disso, o planejamento precoce deve vir acompanhado de uma boa conversa entre o casal para alinhar questões essenciais para realizar um casamento com pouco dinheiro.

É necessária muita franqueza para explicitar as prioridades, e quais adaptações e cortes podem ser feitos. Então, para começar o planejamento para o casamento, a primeira questão é definir a data e o estilo do casamento. 

Planejamento do casal

Defina a data e o estilo do casamento

A data é uma questão primordial porque a depender da época, os valores podem ser consideravelmente superiores.

Datas no mês de maio – o famoso mês das noivas, ou no verão brasileiro são mais caras. Assim como, deve-se ficar atento ao calendário da cidade escolhida, dependendo das festividades, o valor pode subir ou descer.

E claro, quanto antes for fechado a data, mais fácil de encontrar o local adequado ao estilo da sua festa e com um preço acessível. 

Um casamento com pouco dinheiro não é sinônimo de uma festividade sem graça, mas de saber onde gastar o orçamento.

A temática também é algo a se considerar, realizar a cerimônia e a festa no mesmo local, tende a ser mais barato.

Da mesma forma que saber como organizar um casamento no civil simples e barato pode satisfazer o sonho de muitos casais. 

Porém, nada impede que um casal economize e case em um templo, recebendo os convidados em outro local. Tudo é uma questão de preferências e prioridades.

Escolhendo o ambiente para as festividades

De fato, o local é um dos elementos mais importantes, e possivelmente mais custoso, quando se fala em casamento com pouco dinheiro.

O ambiente pode ditar a atmosfera da festa. Assim, se quer uma festa mais intimista, um restaurante, festa na praia ou campo podem ser boas escolhas.

Ou então, que tal um ponto turístico com uma paisagem incrível? Essa é uma tendência para muitos casais atualmente.

Ao escolher o local, considere o número de convidados e o estilo do casamento. Não faz sentido, para um casamento com pouco dinheiro, alugar um grande salão se a festa tiver apenas 30 convidados.

Casamento com pouco dinheiro

A famosa lista de convidados

Motivos de alegrias e também de muitas renúncias, a lista de convidados é um dos passos fundamentais – e divertidos na hora de planejar um casamento.

Com a lista em mãos será mais fácil escolher o local adequado, assim como, orçar bebidas, comidas, lembrancinhas, entre outros itens.

Por exemplo, com uma lista mais enxuta é completamente possível realizar um casamento gastando 5 mil reais.

Foque, primeiramente, nas pessoas mais próximas ao casal. Tenha em mente, também, que quanto mais convidados, maior o custo, já que muitos itens são atrelados ao número de pessoas.

Fechando com fornecedores

Ao definir os outros aspectos, agora é hora de dar cara para a festa, escolhendo decoração, buffet, fotografia, banda, cerimonialista e por aí vai.

Contar com indicações é uma boa forma de iniciar a comparação entre os fornecedores. É claro que, não devem apenas ser considerados os valores –  para não sofrer do famoso “barato que sai caro”. 

Por isso, procure pelas avaliações e experiências de outros casais antes de fechar o contrato de fornecimento.

E o orçamento para casar com pouco dinheiro?

A questão essencial quando se fala em realizar um casamento com pouco dinheiro é o orçamento. A partir do planejamento fica fácil colocar no papel, ou uma planilha, a quantia necessária para fazer o casamento acontecer.

Nem todo mundo sabe, mas é sempre adequado incluir um percentual a mais no orçamento para infortúnios ou gastos inesperados que podem surgir.

A partir do momento que há um valor estipulado, é mais prático analisar onde poderão ocorrer ajustes para adequar o montante à realidade do casal.

E claro, sempre crie metas financeiras no MeuCompromisso. Desse jeito as economias ficam organizadas e o dinheiro destinado para o grande dia será realmente usado para esse fim. Mesmo que o casal opte por um casamento com pouco dinheiro.

MeuCompromisso
Artigo anteriorPresente de casamento em dinheiro: como solicitar e como presentear
Próximo artigoO que é CDI e como você pode se beneficiar?