A poupança é o investimento mais popular entre os brasileiros. Conhecida pela praticidade, é uma ferramenta simples para poupar valores. Mas será que deixar o dinheiro na poupança vale a pena?

Muitos já sabem que esse investimento não é aquele que mais rende. Entretanto, as pessoas consideram outros elementos na hora de escolher onde deixar o dinheiro.

Além disso, com mudanças financeiras recentes, especialmente no nível da inflação, há quem diga que a poupança voltou a ser uma boa opção. Será mesmo?

Para esclarecer tudo isso, descubra se deixar o dinheiro na poupança realmente vale a pena!

A realidade de deixar dinheiro na poupança

Não é nenhuma novidade: por conta da inflação, os rendimentos da poupança não são os mais atrativos entre os investimentos.

Basta pensar no seguinte cenário: a poupança proporciona um rendimento mensal. Mas, quando colocamos ao lado da inflação acumulada do ano, notamos que o resultado é negativo.

Ou seja, conforme a inflação cresce, o rendimento da poupança diminui, e o seu poder de compra também “vai embora”.

Veja um exemplo: de acordo com o site Me Poupe na Web!, se você tivesse investido R$100 na poupança no ano passado, hoje teria o equivalente a R$91 – pois ainda que tenha rendido juros, a inflação subiu e o poder de compra diminuiu.

E aí, se o seu dinheiro não vale tanto quanto poderia valer no intervalo de alguns meses, se esforçar em estratégias para que o salário dure o mês inteiro ou economizar no dia a dia pode não trazer os resultados esperados.

Deixar dinheiro na poupança calculo

Por que as pessoas deixam o dinheiro na poupança?

Se as pessoas sabem que o rendimento desse investimento não é tão bom quanto de outras opções, por que deixar o dinheiro na poupança?

Por trás disso, temos uma série de motivos ligados ao comportamento humano e não necessariamente a um pensamento lógico.

A verdade é que a poupança é o investimento mais simples que alguém pode fazer. Não exige a tomada de decisão complexa, já que em poucos segundos você consegue transferir valores para a conta.

Além disso, do fator praticidade para realizar o investimento, deixar dinheiro na poupança traz a sensação de estar cuidando do seu patrimônio – mesmo que, quando projetamos o futuro, esse cuidado atual pode não trazer tanto resultado.

Outra razão pelo qual as pessoas deixam o dinheiro na poupança é o fato de que não há cobrança de imposto de renda sobre ela. É algo “a menos” para você se preocupar.

Por fim, muitas pessoas não querem ou não têm tempo para aprenderem sobre educação financeira. E como alguns investimentos exigem muito mais estudos do que a poupança, acabam optando pelo mais simples.

Ou seja, deixar o dinheiro na poupança é algo que não tem tanto a ver com o rendimento financeiro, mas com a praticidade que essa ação traz.

Mas vale a pena?

Finalmente, deixar o dinheiro na poupança vale a pena? E a resposta é: depende.

Poupar uma quantia mensalmente, para situações emergenciais, mesmo que isso signifique deixar o dinheiro na poupança vale a pena. Afinal, reservar um pouco dos seus ganhos, independentemente do canal, é algo positivo.

Agora, quando pensamos em termos de rendimento e do quanto você pode ter lucro no futuro, a poupança não vale a pena. Com retornos baixos e com o impacto da inflação, seu dinheiro pode acabar valendo menos dentro de alguns anos.

Onde deixar o dinheiro?

Em pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 69,5% dos brasileiros entrevistados afirmaram investir na poupança.

Se você faz parte desse grupo, mas não quer ver seu dinheiro diminuir ao invés de aumentar com o passar do tempo, precisa saber que existem outras maneiras de fazer o seu dinheiro render.

Aplicativos e bancos digitais

Hoje já existem muitos aplicativos e bancos que oferecem mais rendimento para os usuários do que a poupança.

Isso porque, ao invés de deixar o dinheiro “parado”, essas ferramentas investem o seu montante por você, em títulos do tesouro direto e de outros investimentos.

meucompromisso

Esse é o caso do MeuCompromisso, por exemplo. Aqui, você consegue organizar a sua vida financeira ao contar com uma série de recursos, sendo que o seu saldo rende mais do que a poupança.

Ou seja, você não precisa se preocupar em investir: desde que tenha um valor no saldo, ele ficará rendendo!

Você pode clicar no botão abaixo para baixar o MeuCompromisso e aproveitar todos os seus recursos:

Corretoras de valores

Outra boa opção para deixar o dinheiro é em uma corretora de valores. Esse é um negócio financeiro que une consumidores com recursos para investir, com tipos variados de investimentos.

Com uma corretora, você pode investir no mercado imobiliário, no agronegócio ou mesmo em títulos do tesouro nacional com total praticidade.

Entretanto, esse investimento exige um pouco mais de interação por parte do usuário: é você que escolhe no que quer investir, por quanto tempo, entre outros aspectos.

Mercado de ações

Por fim, se você quiser se aventurar um pouco mais, pode aprender e investir no mercado de ações.

Grandes empresas disponibilizam ações na bolsa de valores. À medida que essas empresas crescem ou lucram, devolvem rendimentos para os seus investidores.

Esse é um mercado mais volátil, mas pode ser muito lucrativo com a estratégia certa!

Esforço que compensa

De fato, a poupança é o investimento mais simples e prático que existe. Mas quando a pergunta é se deixar o dinheiro na poupança vale a pena, não podemos mentir. Não é a melhor opção.

Cuidar das suas finanças e buscar formas mais proveitosas de aplicar o seu dinheiro é essencial para ter mais tranquilidade no futuro. É o tipo de esforço que é compensado!

Por isso, se você tem dinheiro na poupança, não deixe de buscar outras opções. Você pode se surpreender com os resultados.

Artigo anteriorMeta SMART nas finanças pessoais: o que é e como funciona?
Próximo artigoPresentear gastando pouco: 7 ideias de presentes baratos