Já ouviu ou disse a frase: “sobrou mês no fim do salário”? A falta de controle financeiro é o principal fator para que os recursos não sejam suficientes para suprir as despesas.

Muitas vezes, pequenos gastos supérfluos vão acontecendo durante os dias sem que a gente se dê conta. Assim, ao final do mês, existe um montante significativo como resultado.

A primeira etapa do controle financeiro é saber exatamente qual a receita mensal. Sabendo disso, é mais simples direcionar percentuais para cada tipo de gasto.

Caso você não seja uma pessoa muito organizada, com estas 10 pequenas dicas para economizar será mais fácil poupar dinheiro.

1 – Anote todos os gastos

Não tem como saber para onde o dinheiro está indo, sem anotar os gastos. É claro que, gastos fixos como luz, internet e água, por exemplo, são gastos fáceis de controlar.

A questão está naquele docinho depois do almoço ou na blusa comprada na promoção. Então, anote tudo em um bloco ou no celular.

Inclusive, o MeuCompromisso proporciona o relatório de gastos para acompanhar o quanto se está gastando em cada categoria. Você irá se surpreender quando enxergar gastos que antes não via.  

App meucompromisso para economizar no dia a dia

2 – Elimine gastos desnecessários

A partir do momento em que os gastos são vistos, será mais fácil cortar aqueles que são desnecessários e economizar no dia a dia.

Por exemplo, digamos que você não tenha mais tempo para assistir séries e filmes. Nesse caso, não faz sentido continuar mantendo a assinatura do streaming.

Se a situação estiver bem apertada, cancele a assinatura da academia e opte por realizar os seus exercícios na rua. Corridas ou caminhadas são boas opções.

3 – Pague as contas em dia

Juros são uma despesa para eliminar. Não tem como  economizar no dia a dia se o valor a pagar se tornar maior por causa do atraso.

Reúna as contas fixas e agende o pagamento para o dia seguinte ao recebimento das suas receitas. Desta forma, além de evitar multas e juros, facilita direcionar o que sobrar para outras despesas do mês.

4 – Analise as taxas pagas para bancos

Instituições financeiras no geral podem cobrar taxas altíssimas com a justificativa de manter a conta. Analise se existem vantagens em manter este tipo de custo.

Caso contrário, considere trocar de instituição, optando por uma onde os cartões são isentos de anuidade.

5 – Lista de compras para o supermercado

É normal querer aproveitar uma super promoção. Mas, muitas vezes, só compramos porque é barato, não por ser algo necessário naquele momento.

No supermercado, por exemplo, existe sempre uma infinidade de promoções. Mas quem faz uma lista de compras consegue manter o foco nos itens realmente imprescindíveis.

Outra dica interessante para quem vai fazer mercado, e quer economizar no dia a dia, é não ir com fome. Existe uma grande variedade de “tentações” que podem fazer seu dinheiro ir para o ralo.

Mulher comprando no supermercado

6 – Reconsidere as compras com alto valor agregado

Compras com alto valor devem ser pensadas e planejadas antes de serem realizadas. Voltamos na tecla de que nem sempre precisamos daquele item.

É preciso um grande autocontrole para não gastar impulsivamente. Se a compra for indispensável, acompanhe os preços e faça pesquisa. Vale também buscar por opções mais em conta e por cupons de desconto.

7 – Cozinhe em casa e faça marmita

Se tem um gasto que pode causar descontrole, são restaurantes. Seja para almoçar no horário do trabalho, ou jantar fora no final de semana, é fácil gastar bastante nesses locais.

Crie um novo hobby que será muito mais barato: cozinhar em casa.

Além de ser uma forma de economizar no dia a dia, você consegue criar uma dieta mais balanceada e saudável.

8 – Foco nos descontos

Para compras online use e abuse dos cupons de desconto, seja para aplicativos de vestuário, eletrônicos, eletrodomésticos e de alimentação.

Utilize também as opções de compras que geram cashback. Pode não parecer uma forma de desconto, mas, é uma maneira de economizar nas compras futuras.

Ao comprar pessoalmente, sempre tente negociar se os pagamentos à vista possuem desconto.

9 – Lazer gratuito

Confira a programação da sua cidade e aproveite eventos gratuitos que podem acontecer durante o mês. Isso pode incluir apresentações artísticas como exposições, shows ou teatros.

Outra maneira de economizar no dia a dia, e ainda ter um período para curtir, é procurar parques, para passar o dia. Nesse locais, você pode ler, fazer um piquenique ou apenas aproveitar a natureza.

Economizar no dia a dia com piquenique

10 – Reúna os amigos em casa

Ao invés de sair para um barzinho, ou para tomar aquele café caprichado na cafeteria, chame seus amigos para a sua casa.

Além de ser um ambiente muito mais confortável e reservado, o evento vai sair muito mais barato.

Dica extra: poupe dinheiro para seus sonhos

Tudo o que economizar no dia a dia pode ser utilizado para realizar um grande sonho, como a compra de um bem, uma viagem, casamento ou qualquer outra coisa que desejar.

Saber que sua economia terá um resultado, fará com que você tenha ainda mais foco na hora de poupar o dinheiro. 

Você pode usar o MeuCompromisso para criar metas e controlar como está o andamento delas. Clique no botão da sua loja de aplicativos e aproveite o MeuCompromisso!

Assim, você consegue ver como as pequenas dicas para economizar no dia a dia são capazes de provocar grandes mudanças.

Artigo anteriorDois cartões MeuCompromisso para a mesma conta
Próximo artigoComo estabelecer e realizar metas financeiras?