Com as constantes mudanças e oscilações do mercado é cada vez mais complexo saber onde deixar o dinheiro para que ele renda mais.

Se, antigamente, a opção da poupança era uma das mais vantajosas do mercado, atualmente essa não é uma realidade completa.

De fato, ter uma parcela de dinheiro guardada é fundamental para garantir a estabilidade financeira. Porém, saber onde deixar o seu dinheiro é crucial para que o montante não se perca com o tempo.

Isso porque, com a inflação e algumas outras questões, o dinheiro guardado pode perder seu valor. Embora a quantidade em si não seja reduzida, o poder de compra é. 

Por isso, para não cair na enrascada da desvalorização, saiba onde deixar seu dinheiro.

MeuCompromisso

Vamos começar com uma das maneiras mais práticas e simples de deixar seu dinheiro rendendo sem sofrer com a desvalorização: o MeuCompromisso.

O aplicativo MeuCompromisso é a resposta mais prática para a questão de onde deixar o dinheiro. Afinal, basta manter o valor na conta corrente do app que o montante já terá lucratividade.

MeuCompromisso app onde deixar o dinheiro

Mas, como isso é possível?

Bom, acontece que todo valor que estiver armazenado na conta, seja na conta corrente ou nos compromissos e sonhos, irá render 100% do CDI.

De fato, essa opção é muito válida, principalmente agora que a taxa Selic está alta. Isso sem mencionar que o MeuCompromisso é um local onde deixar dinheiro com baixo risco e segurança.

Além disso, o CDI tem liquidez diária, ou seja, você não fica refém de um prazo de “carência” para resgatar seu dinheiro ou os juros obtidos.

O aplicativo também conta com a função de sonhos e metas financeiras, que são específicas para que uma parcela do dinheiro seja destinado automaticamente a algum desejo que você queira realizar.

Bancos

Outro local onde deixar seu dinheiro são os bancos tradicionais. Essa opção é válida principalmente para quem busca a segurança de deixar o dinheiro em uma instituição reconhecida.

No entanto, os bancos nem sempre oferecem as melhores condições para assegurar a lucratividade do seu dinheiro. Por isso, mesmo que seja um local possível de onde deixar o dinheiro, pode não ser o mais vantajoso.

Nesse sentido, caso opte pelos bancos, tenha em mente que será necessário realizar buscas sobre investimentos vantajosos.

Normalmente, os bancos usam o dinheiro dos contribuintes para emprestar a outros, pagando uma percentual de juros como lucro. 

Por isso, para ter vantagem, se optar pelos bancos onde deixar o dinheiro, pesquise e escolha a opção mais vantajosa de investimento.

Além disso, a cartela de opções é bastante variada, sendo possível investir com mais ou menos risco. Você também pode adotar um plano do próprio banco, como aposentadoria privada, por exemplo.

Corretoras de Valores

Uma corretora, assim como os bancos, faz parte do Sistema Financeiro Nacional, e como tal, funciona como um mercado de investimentos.

Assim, as corretoras são um bom local para deixar suas economias, porque facilitam a conexão entre o investidor e o mercado financeiro.

Apesar de parecer, uma corretora não serve apenas para quem deseja investir em ações.

Investidores mais conservadores, e que preferem baixo risco, como a renda fixa, também encontram essas opções nas corretoras. E, se comparadas aos grandes bancos, essas instituições possuem alternativas mais vantajosas.

No entanto, uma corretora não fornece facilidades como cartão de crédito ou empréstimo. Mas, são um bom lugar onde devo deixar dinheiro porque há uma grande diversidade de investimentos, melhores taxas e equipe especializada.

Ou seja, a corretora de valores é especialista no mercado de investimentos. Como exemplo, as maiores do Brasil são Avenue, ModalMais, Clear, BTG, Toro, Binance, Genial e Inter. 

Mas, onde devo deixar meu dinheiro?

Essa é uma pergunta bastante ampla e irá variar de acordo com seus objetivos e perfil.

onde deixar dinheiro

Cada pessoa possui características próprias, por isso, um investimento mais arrojado em uma corretora, pode não ser um bom local para uma pessoa mais centralizadora.

Da mesma maneira que quem busca alta lucratividade pode não encontrar uma boa alternativa em seu banco tradicional.

No entanto, aplicativos como o MeuCompromisso possuem a opção de render o dinheiro que está parado na conta corrente.

Além disso, com a opção de metas financeiras, o usuário pode juntar um montante maior para investimento. Dessa forma, pode diversificar e conseguir maiores taxas de juros.

Então, analise seus objetivos e metas antes de definir onde deixar o dinheiro. E, conte com o MeuCompromisso para garantir 100% do CDI enquanto você toma sua decisão!

Artigo anteriorEconomizando em casa: 5 dicas práticas
Próximo artigoO presente perfeito: 7 dicas infalíveis para agradar