Ter um carro é contar com um recurso capaz de facilitar a rotina de qualquer pessoa. Além de ter liberdade para os trajetos, um carro dá mais conforto para o usuário em seu dia a dia. Mas na hora de fazer essa compra, uma dúvida frequente é: quanto guardar para comprar um carro?

A pergunta faz sentido especialmente porque as concessionárias costumam dar benefícios em descontos para quem paga à vista ao invés de financiar. Assim, sabendo quanto guardar para comprar um carro, o consumidor consegue fazer uma negociação mais vantajosa no dinheiro.

Esse tipo de compra, que pode ser vista como um objetivo de médio prazo, deve fazer parte do seu planejamento financeiro (veja algumas dicas de planejamento das finanças aqui).

Assim, o primeiro passo é considerar 3 itens importantes que listamos abaixo. Eles vão te ajudar a descobrir quanto é preciso guardar para comprar um carro.

1. Entendendo suas necessidades

Comprar um carro é o tipo de aquisição que exige uma certa pesquisa. Identificar as suas necessidades de uso é parte fundamental nesse processo.

Nesse sentido, é preciso definir qual será o uso desse carro. Você pretende ir para o trabalho passando pela cidade diariamente? Vai fazer longas e frequentes viagens em rodovias? Pretende passar por estradas de chão no dia a dia?

Essas perguntas são importantes porque elas impactam no modelo que você necessita.

Para quem vai usar o carro somente na cidade, um motor 1.0 já é suficiente. Pessoas que farão longas viagens, ao contrário, devem optar por modelos com motores de mais de 1.4, enquanto aqueles que vão passar por estradas de chão precisam de um carro reforçado.

2. Escolha um carro que você possa pagar e manter

Na hora de fazer esse tipo de aquisição, muita gente calcula quanto guardar para comprar um carro – e somente isso. Acabam esquecendo que um carro precisa de uma série de itens mensalmente, como gasolina, manutenção, seguro, pneus novos, enfim.

Sabendo o tipo de carro que melhor se enquadre em suas necessidades, você será capaz de pesquisar os modelos disponíveis dentro do perfil. Mas além de conferir qual valor você precisa juntar, lembre-se de conferir se você terá condições de mantê-lo.

Vale lembrar que alguns carros exigem mais cuidados do que outros, o que também acaba impactando nos gastos mensais após a compra. Uma dica é pesquisar por listas anuais de melhor custo-benefício, como esta elaborada pela revista Quatro Rodas em 2019.

3. Confira valores de novos e seminovos

Optar por um carro zero é o sonho de muita gente, mas a verdade é que os preços desse tipo de carro podem ser bem maiores do que de um veículo seminovo. Antes de sair comprando um carro usado, saiba que existem itens que você deve levar em consideração.

Um seminovo é interessante quando não tem um ano de fabricação muito antigo (10 anos de estrada não é uma boa escolha, por exemplo) ou quando sua quilometragem não é tão alta.

É importante também ter segurança de que o seminovo não passou por uma grande avaria, como uma enchente ou acidentes que impactaram consideravelmente sua estrutura. Isso porque, por mais que a compra seja mais barata, o custo de manutenção pode ser alto.

Além disso, faça visitas às concessionárias para descobrir quais são os benefícios ao comprar um carro zero e um seminovo. Você pode encontrar bons negócios em ambos os segmentos!

Certo, mas quanto guardar para comprar um carro?

Com todas essas informações levantadas, certamente você terá uma categoria de carro ideal para suas necessidades, os custos e benefícios dos modelos concorrentes, e qual a diferença de valores para um novo e um seminovo.

Esses dados permitirão que você tenha uma noção clara de quanto é necessário guardar para comprar um carro. Com essa informação, é hora de fazer um bom planejamento financeiro para economizar e levar o veículo para casa o quanto antes!

Economizando para o seu carro em 5 passos práticos

Com o valor a ser guardado estabelecido, você pode precisar economizar para realizar a compra. Pensando nisso, separamos 5 passos práticos que vão te deixar mais próximo deste sonho.

  1. Conte com o apoio de aplicativos financeiros para o smartphone, como o Meu Compromisso. Nele, você pode cadastrar um objetivo para que o app calcule quanto você precisará poupar em determinado período para comprar o que deseja.
  2. Estabeleça uma reserva de emergência antes de poupar para o carro. A reserva deve cobrir 6 meses de suas despesas fixas e será de grande ajuda caso imprevistos como a perca de um emprego aconteçam.
  3. Depois de ter a reserva de emergência, separe uma parte da sua renda mensal para guardar para o carro. O ideal é reservar 30% por mês, mas qualquer valor será bem-vindo para esse objetivo.
  4. Veja quais gastos você pode cortar de sua rotina. Um almoço fora pode ser substituído por uma marmita e uma roupa nova pode esperar quando falamos de uma realização como esta.
  5. Pense em formas de aumentar sua renda com serviços extras. Você pode dar aulas, fazer doces para vender, artesanato, enfim. Esse dinheiro extra ajudará a concluir o seu sonho com mais rapidez.

E então, preparado para sair da concessionária embarcado no seu carro próprio?

Artigo anteriorQuanto você precisa guardar para viajar para o Chile
Próximo artigoComo assinar Netflix com cartão pré-pago do MeuCompromisso