A maioria das pessoas tem a visão de que todos os problemas seriam resolvidos com o bilhete premiado da loteria. Por outro lado, há quem diga que ter um bom montante na conta bancária traz mais preocupação do que conforto e que ninguém muito rico é verdadeiramente feliz. Para você, dinheiro traz felicidade? De que lado dessa história você está?

Dinheiro x felicidade

Talvez você já tenha sua opinião formada, mas para colocar a frase “dinheiro não traz felicidade” à prova, pesquisadores de Londres descobriram em 2013 que a situação financeira positiva não é tão responsável pelo bem-estar humano como muitos imaginavam. Na verdade, as questões financeiras são um fator de tristeza somente quando as coisas não vão nada bem, mas quando suas finanças estão em dia, elas não impactam na felicidade.

Além disso, essa pesquisa também apontou que relações sociais com familiares e amigos pesam mais na hora de definir seu estado de espírito do que o dinheiro. Ou seja, ainda que você não seja milionário, se você tem uma vida social satisfatória tem menos riscos de sofrer com tristezas e preocupações. A principal razão para essa constatação é que as relações humanas são mais estáveis e duram mais tempo do que o dinheiro em si.

Essa ideia também é reafirmada pelo psicólogo Barry Schwartz, autor do livro “Trabalhar para Quê?”. Para Barry, dinheiro não é garantia de felicidade. Na verdade, ele pode gerar uma imensa frustração. Para quem está do outro lado desse cabo de guerra, ainda tentando pagar suas contas, isso não parece convincente. Afinal, muitos problemas que enfrentamos seriam resolvidos facilmente com algum dinheiro, certo?

A relação saudável com o dinheiro

A verdade é que a relação com o dinheiro precisa ser equilibrada. De fato, você não precisa ser milionário para se sentir feliz, mas não dá para ignorar que muitos itens que nos trazem bem-estar dependem do dinheiro. Então, o que podemos fazer para transformar o velho ditado em “dinheiro traz felicidade, sim”?

Como tudo na vida, o segredo está no equilíbrio. Certamente, uma pessoa milionária anda com a cabeça cheia de preocupações, tanto com sua segurança quanto com a construção de relações duradouras que não tenham como propósito o interesse. Por outro lado, a falta de dinheiro também traz dores de cabeça, já que as contas não param de chegar e alguns de nossos sonhos só se realizam com as cifras.

É aí que entra o equilíbrio que tanto falamos aqui no MeuCompromisso! Uma vida financeira saudável é capaz de unir esses dois extremos. Assim, ainda que você não seja milionário, será capaz de entender a função do dinheiro na realização de projetos e sonhos, além de manter a harmonia em casa, com seus familiares e seus amigos. Por fim, o dinheiro traz felicidade ao proporcionar uma satisfação pessoal de saber que você trabalhou para conquistá-lo. Tem coisa melhor do que saber de que somos capazes de realizar nossos objetivos?

Mas como ter essa vida financeira saudável?

Se os pesquisadores já apontaram que o ser rico não significa ser feliz, estamos aqui para te dizer que dinheiro traz felicidade, sim. Mas calma! Estamos falando no dinheiro como fator para uma vida financeira saudável, não como único responsável pela sua felicidade. Então, ao invés de buscar desesperadamente pela riqueza, que tal começar com uma vida financeira satisfatória e continuar evoluindo? Veja a seguir algumas dicas para equilibrar a balança dinheiro x felicidade!

Defina o sucesso planejando o futuro

Nós crescemos com o conceito de que só tem sucesso aquelas pessoas que são muito ricas ou reconhecidas pela sociedade, quando a melhor forma de definir sucesso seria estar satisfeito com a posição que você está. Isso significa que você pode buscar ser o melhor dentro dos padrões que você estabelecer, entendendo o que é importante para você.

O primeiro passo é definir o que é sucesso para você, ou seja, o que você considera importante para a sua felicidade e realização pessoal. Depois disso, tente analisar em que posição você está e o que falta para chegar onde você almeja. É nessa hora também que você deve planejar o seu futuro, com metas de curto, médio e longo prazo. Se para você dinheiro traz felicidade por meio de viagens, experiências, carro e casa, coloque na sua lista e foque em realizar esses sonhos!

Organização conta muito

Não importa se você é milionário ou está começando a ganhar seu dinheiro agora, a organização das finanças é fundamental em todos os estágios da vida. Saber o quanto você gasta e o quanto você precisa para realizar seus objetivos vai te ajudar a manter o foco e não desperdiçar com o que não vale a pena.

Nesse sentido, você pode usar a tecnologia a seu favor. O MeuCompromisso, por exemplo, pode te ajudar a gerenciar suas finanças de forma simples para te ajudar a conquistar o que você deseja. É uma ferramenta que te orienta sobre planejar e realizar, e prova que dinheiro traz felicidade quando ele tem papel importante para atingir objetivos. Além do site, pesquise por aplicativos e livros que também possam te ajudar na organização.

Se esforce para ter uma vida social saudável

Lembra que no começo desse artigo falamos sobre as descobertas dos pesquisadores de Londres? Eles mostraram que o dinheiro não é responsável pela felicidade, mas ter uma boa relação com amigos e familiares é fundamental para o bem-estar humano. Isso significa que você não deve focar somente nas suas finanças, mas em estar presente e aproveitar os momentos com quem você ama.

É importante lembrar que isso não significa, necessariamente, gastar. Ter um tempo de qualidade junto de sua família não depende de dinheiro e as relações não devem ser desenvolvidas unicamente com base nesse fator. Existem uma série de programas que você pode fazer sem gastar nada, ou com muito pouco dinheiro. Na vida social, mais importante que o dinheiro, é o sentimento.

Dinheiro traz felicidade – se você tiver equilíbrio

Quando você conquista um objetivo, você sente felicidade, certo? É por isso que entendemos que o dinheiro não é responsável pelo bem-estar, mas o dinheiro traz felicidade quando te dá segurança e permite que você realize os seus sonhos. Organize suas finanças, elabore suas metas, mas não deixe de lado as pessoas que você ama. Isso é equilíbrio.

Artigo anteriorPor que não comprar parcelado?
Próximo artigo5 dúvidas frequentes sobre finanças pessoais