Uma das principais causas de brigas e separações nos relacionamentos é o dinheiro – ou a falta dele. Mais do que nunca, os casais precisam conversar sobre crises financeiras, se querem uma relação de longo prazo.

A falta de comunicação, principalmente relacionada às finanças, está relacionada à problemas de harmonia entre os casais.

Sem uma boa base comunicativa em momentos de estabilidade econômica, quando uma crise financeira acontece, a situação tende a ser bem pior.

E por mais que ninguém goste de passar por uma crise financeira (como demissão ou ter contas atrasadas e dívidas), é necessário tratar desse assunto de forma natural.

A maturidade é essencial para não agravar uma situação que poderia ser resolvida facilmente.

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como conversar sobre crises financeiras. Assim, um momento de tensão pode se tornar um momento para alinhar as expectativas.

1. Marquem uma reunião

Pode parecer estranho e até muito formal marcar uma reunião com seu cônjuge. Mas saiba que esta é a melhor maneira para abordar o assunto de forma séria e eficaz.

Aqui, a proposta é marcar um horário na agenda para discutir assuntos financeiros.

Vale também estipular uma pauta. Vocês podem conversar sobre gastos fixos, despesas com as crianças, renda extra, dívidas, ou qualquer tópico que considerarem relevante.

Ter um tema definido ajuda a enxergar o problema com clareza e simplifica a escolha por possíveis soluções. Também colabora para delimitar um prazo para que o planejamento ocorra.

É importante que esta conversa seja entre o casal, de forma tranquila e sem intromissões. Por isso, determine o dia, local e data para acontecer.

Criar um compromisso “formal” ajuda ainda a manter os sentimentos “mais frios”. Assim, evita-se os conflitos emocionais que um assunto como esse pode provocar quando alguém é pego de surpresa.

Lembre-se de separar uma boa parcela de tempo para essa reunião. O ideal é evitar fazer o encontro na correria do dia a dia.

Meeting Startup GIF by chuber channel - Find & Share on GIPHY

2. Evite acusações

Os casais precisam conversar sobre crises financeiras em diferentes cenários. Mas, em todos eles, o respeito é essencial.

O foco das conversas sobre finanças não é e nunca deve ser apontar erros ou culpados. Ao contrário, a ideia é buscar em conjunto soluções para acabar com o problema discutido.

Quando se insiste em discutir um erro, ou em determinar um culpado, a conversa tende a virar uma briga. Então, o que era para ser a possibilidade de melhoria na saúde financeira, se transforma em discussões desnecessárias.

Evite citar os problemas financeiros durante o dia a dia. O ideal é pesquisar alternativas para solucionar a questão, e aguardar para conversar sobre o tema apenas na reunião.

Falar sobre crises financeiras sem tempo devido para uma comunicação direta, acaba provocando mais tensão e aflição.

3. Saibam a hora de parar e dar uma pausa

Esta dica reflete nos tópicos acima, pois é preciso saber a hora de parar, de dar uma pausa na conversa.

Se observar que a reunião está caminhando para um clima muito acalorado e que os ânimos estão exaltados, suspenda o papo e respire.

Assim como os casais precisam conversar sobre crises financeiras, é preciso reconhecer o momento de se acalmar.

Quando tratamos de assuntos que envolvem insegurança, como crises financeiras, é normal que as pessoas fiquem mais na defensiva. Mas isso não deve justificar discussões.

Por isso, se alguém levantar a voz ou começar a brigar, façam uma pausa rápida de 5 minutos.

Caso não seja o suficiente, remarque a reunião para outro dia, quando estiverem mais calmos.

Muitas vezes, uma pausa proporcionará uma visão mais clara e objetiva sobre a questão. O casal ainda ganha tempo para traçar melhores estratégias para solucionar determinada dificuldade financeira.

4. Documente sua reunião

É interessante utilizar uma agenda ou documento virtual para anotar os principais pontos discutidos.

A prática de anotar possibilita criar relatórios para que o casal possa realizar uma análise mais aprofundada sobre sua saúde financeira. O que também ajuda a montar um plano de ação.

No quesito objetivos, uma dica é contar com o recurso de Compromisso do app MeuCompromisso.

O Compromisso é um objetivo financeiro que você estabelece, que vai sendo atualizado à medida que a meta é alcançada.

Esse recurso é ideal para quem precisa alcançar um objetivo, como pagar uma dívida ou comprar um bem. E como o sistema opera pelo smartphone, controlar os resultados fica muito mais simples.

Neste artigo, você encontra tudo sobre o Compromisso. Vale a pena conferir!

Aproveite também o momento de reunião para reconhecer o esforço que já foi feito, apontando os resultados positivos.

Ao perceberem o que foi feito, o casal terá uma sensação de “dever cumprido”, o que ajuda na motivação.

Jim Carrey Reaction GIF - Find & Share on GIPHY

5. Estipule um limite e siga o planejamento

Em uma crise financeira, é comum que cortes de gastos sejam sugeridos para que volte a existir um certo equilíbrio.

Nesse caso, estipulem uma regra onde compras acima de determinado valor precisam ter a concordância de ambos.

Para que este tipo de estratégia funcione, é preciso que haja compreensão e respeito mútuo.

Tenham respeito um pelo outro, e mesmo discordando, considere o ponto de vista diferente do seu.

Pode ser que seu cônjuge tenha um passatempo que para você seja um gasto supérfluo, mas que para a pessoa seja muito importante.

Conversar com paciência e educação, entendendo os motivos e explicando a importância de cortar alguns itens para seguir o planejamento, é a chave para o sucesso.

6. Pensem no futuro

Sabemos que em meio a uma crise financeira o que mais queremos é “apagar o fogo”. E por mais que seja essencial ter soluções para as questões emergenciais, é indispensável pensar no futuro.

Planejar o futuro e ter objetivos a longo prazo faz com que o casal trabalhe mais focado e em conjunto.

Considere criar uma reserva de emergência. Assim, quando alguma situação inesperada acontecer, o casal não será pego desprevenido.

Mais uma vez, o MeuCompromisso pode ser um grande aliado do casal! Além de contar com o espaço para objetivos, o app conta com ferramentas que favorecem a comunicação.

casal feliz sem crises financeiras

Assim, com o apoio de um app focado nas finanças, e um pensamento com foco em solucionar as crises, passar por momentos difíceis na área financeira será muito mais simples.

Certamente, o hábito de comunicar com o seu parceiro ou parceira, será algo que vai durar além de qualquer crise!

Artigo anteriorGasolina Cara, vale a pena ter carro?
Próximo artigoAlta do dólar: onde investir?