A vida de um casal é composta de diferentes fatores: trabalho, momentos de lazer, relação com a família e dinheiro. Para facilitar a vida conjugal no aspecto financeiro, o Meu Compromisso possui uma conta integrada, para casais.

Saber como criar uma conta para casais no aplicativo é útil para colocar as duas pessoas do relacionamento em um mesmo foco. Afinal, planejar e alcançar sonhos juntos é muito mais simples quando o casal está unido e tem uma estratégia clara.

No Meu Compromisso, além de criar uma conta para casal, você pode solicitar um cartão de débito Visa para cada pessoa. Assim, você mantém a liberdade das compras, enquanto consegue acompanhar os gastos e criar metas para conquistar um objetivo específico – tudo em uma interface simples e prática de usar.

Para começar, vamos dividir esse processo em duas etapas:
1 – Abertura da conta titular.
2 – Criação do usuário adicional.

1 – Abertura da conta titular

1. Para começar, o primeiro passo é baixar o aplicativo em uma das Stores e abrir sua conta.

IMPORTANTE: Se você já abriu sua conta como titular e quer apenas vincular a segunda pessoa, pode pular essa etapa e ir direto para a “Criação do usuário adicional”.

Caso ainda não tenha aberto, basta clicar em um dos botões abaixo para ser direcionado para a loja do seu dispositivo e baixar o aplicativo:


2. Depois de baixar o app, acesse a tela principal e acompanhe um mini tutorial. Não se preocupe, é bem rápido! Mas, se preferir, é possível pular essa etapa.

3. Na sequência você vai realizar o cadastro do seu usuário, com as informações de nome, login e senha.

4. Após a criação do seu usuário, os próximos passos são os envios dos dados pessoais, essas informações são exigidas pelo Banco Central para abertura de contas.

IMPORTANTE: mantenha por perto seu documento de identidade (RG) ou carteira de habilitação (CNH), porque o processo irá solicitar alguns dados desses documentos para realizar seu cadastro.

Após finaliza todo o processo, sua documentação entrará em análise e será liberada em até 3 dias úteis

5. Uma vez finalizada a análise de documentos e a conta disponível para uso, basta acessar o botão central rosa do app, ir até a sessão “MINHA CONTA” e clicar em “Token casal”

6. Você vai conferir um aviso rápido sobre como usar o Token de Compartilhamento e, ao clicar em Entendido, vai visualizar um QR Code e um código alfanumérico, que deverá ser utilizado pelo seu companheiro ou sua companheira na criação da conta.

2 – Criação do usuário adicional

Com o token em mãos, agora basta seguir o fluxo para vincular seu parceiro(a) à sua conta. Vamos seguir os passos:

1. Nesse momento, seu parceiro ou parceira deve baixar o aplicativo no próprio dispositivo móvel. Mas ao invés de clicar em “Abrir Conta”, deve optar por “Vincular Casal”.

2. O app Meu Compromisso vai utilizar sua câmera para reconhecer o QR Code. Se sua câmera não estiver operante no momento, ou se for de sua preferência, é possível selecionar a opção “Digitar Token” para inserir, manualmente, o código alfanumérico.

3. O aplicativo vai apresentar o usuário da conta a ser vinculada e tudo o que você precisa fazer é clicar em “Confirmar”.

4. Após confirmar, você deve escolher uma das opções abaixo.

Já tenho uma conta criada: Usado para quando a pessoa à vincular, já abriu uma conta anteriormente e deseja apenas desvincular da antiga e vincular nesta nova como casal.

Não tenho uma conta: Usado para quando a pessoa à vincular nunca abriu uma conta no app.

5. Após confirmar, basta seguir os passos para a criação do novo usuário adicional, informando os dados solicitados e confirmar o número de telefone do novo usuário.

6. Pra finalizar, é só seguir os passos do app. A melhor parte é que o seu parceiro(a) terá um cadastro muito mais simples, já que trata-se de um usuário adicional para a conta que já foi aberta.

Veja neste vídeo o passo a passo de como criar a conta casal.

Benefícios de uma conta para casais

Falar de dinheiro ainda é um tabu para milhares de famílias brasileiras. Essa falta de compartilhar as informações financeiras faz com que casais entrem em crise, podendo ocasionar, inclusive, o divórcio.

De acordo com pesquisas de comportamento recentes, fatores financeiros estão em segundo lugar entre os motivos mais frequentes de pedidos de divórcio. Com falta de comunicação e objetivos que não estão alinhados, fica fácil entrar em crise com seu parceiro ou parceira.

Embora alguns acreditem que uma conta para casais pode “tirar a privacidade”, a verdade é que esse tipo de conta consegue colocar os membros do casal em um mesmo caminho. Assim, atingir uma meta que dependa de dinheiro fica muito mais simples.

No Meu Compromisso, alguns dos principais benefícios de uma conta para casais são:

  • Criação de metas conjuntas, com a possibilidade de acompanhar como está o andamento para a conquista de determinado objetivo;
  • Solicitação de cartões de débitos pré-pagos, que são apontados por especialistas como ótimas ferramentas para controle de gastos (sem contar no design único que os cartões Meu Compromisso oferecem!);
  • Compartilhamento de informações de cada membro do casal, facilitando a comunicação e o pensamento estratégico na hora de alcançar um objetivo;
  • Um relacionamento mais claro, onde o dinheiro deixa de ser um problema para se tornar uma fonte de conquistas.

Ao eliminar o fator dinheiro dos motivos de crises conjugais, você foca sua atenção no que realmente importa: construir um relacionamento saudável e feliz para ambos!

Para não deixar para criar a conta casal depois, clique na sua loja de aplicativo agora mesmo e siga a explicação apresentada anteriormente. Assim, você dá o primeiro e mais importante passo para uma vida financeira estável – e melhor ainda, na companhia de seu parceiro(a).

No próximo post, mostrarei funcionalidades incríveis para o controle financeiro do casal, confira: 3 funcionalidades da conta casal.

Artigo anteriorControle financeiro para casais: Porque é importante?
Próximo artigo3 funcionalidades da conta casal