Um dos principais desafios da vida de um casal é estabelecer uma forma de organizar as finanças. Conversar com seu companheiro sobre os gastos nem sempre é simples e pode ficar ainda mais difícil se o casal não estiver alinhado em suas metas.

A solução para as questões financeiras de um casal é mais simples do que parece: converse com seu companheiro (a) sobre uma transação específica.

Pensando nisso, o aplicativo MeuCompromisso criou ferramentas que proporcionam uma conversa leve e direta, para que um usuário converse com seu companheiro (a) sobre uma transação específica.

Como o objetivo do app é ajudar os usuários a atingirem suas metas por meio do controle e planejamento financeiro, esse espaço que permite que você converse com seu companheiro (a) mostra essencial para os casais que querem realizar sonhos juntos!

No MeuCompromisso, você consegue criar uma conta e adicionar seu parceiro (a). É possível ainda emitir cartões de débito pré-pago (com artes exclusivas e divertidas), que ficam vinculados a uma mesma conta, o que permite um melhor controle financeiro.

Depois, sempre que houver uma movimentação financeira em um dos cartões, você ou seu companheiro (a) podem enviar uma mensagem no “Chat de transações” para esclarecer sobre o que se trata determinado gasto.

Vamos explicar como o “Chat de transações” funciona em detalhes, a seguir!

Converse com seu companheiro usando o Chat de Transações

1. Para começar, você precisa ter uma conta no MeuCompromisso. Ainda não fez o download do app? Clique nos botões da loja abaixo para fazer seu cadastro!

2. O Chat de Transações estará disponível somente para contas de casal. Por isso, você precisa adicionar seu companheiro ou companheira no app. Veja este post para saber como passar por essa etapa.

3. Com as contas sincronizadas, sempre que um dos cartões de débito pré-pago MeuCompromisso for usado, vai aparecer no relatório de gastos da sua conta.

Então, basta clicar sobre o pagamento desejado para visualizar outros detalhes.

4. Na tela do pagamento, observe que há um ícone de Informações. Ao clicar sobre ele, um campo de mensagem se abre e é ali que você poderá inserir dados do gasto, como o motivo, ou mesmo deixar uma pergunta para a outra parte do casal.

5. Quando seu companheiro ou sua companheira abrir o MeuCompromisso, é possível visualizar sua mensagem e responder direto pelo “Chat de transações”. Bem bacana, não é mesmo?

Mas porque utilizar o Chat de Transações para conversar com seu companheiro?

Se você vê o seu companheiro (a) diariamente, conversa pelo WhatsApp ou consegue fazer uma ligação, por que usar o Chat de Transações do MeuCompromisso pode ser uma ideia mais interessante?

A resposta está nas vantagens que a “separação” dessa conversa tem na vida do casal.

Ao reservar um espaço para tratar de assuntos financeiros, além de favorecer a organização e permitir que você lembre com facilidade dos pagamentos feitos, elimina-se a chance de levar uma discussão para os momentos de lazer.

Em um ambiente neutro, como o Chat de Transações, é possível conversar sem um alto envolvimento emocional. Isso também é importante para ter uma comunicação com maior nível de clareza, em que ambos conseguem se entender.

Além disso, ao identificar cada gasto, você mantém seu companheiro (a) atualizado sobre as finanças – lembre-se que estar bem informado é essencial para o controle financeiro.

Por fim, o Chat de Transações permite que um ajude o outro a manter o foco em uma meta.

Como você sabe, o MeuCompromisso conta com o recurso de estabelecimento de objetivos. Assim, se você notar que seu companheiro (a) “escorregou” nas compras, pode motivá-lo a fazer diferente no próximo mês.

Em resumo, ao utilizar o Chat de Transações você tem as seguintes vantagens:

  • Separa o momento de falar de finanças de outros momentos da vida a dois;
  • Conta com um espaço neutro para discutir e perguntar sobre pagamentos realizados;
  • Consegue ter menos influência do aspecto emocional, colaborando para comunicação clara;
  • Atualiza a vida financeira do casal rapidamente;
  • Monitora o que cada pessoa está fazendo para alcançar uma meta;
  • Consegue incentivar o parceiro ou parceira a controlar as finanças.

Conversar é fundamental para a vida do casal

Não é novidade que uma boa comunicação faz toda a diferença para o sucesso da vida a dois. É por meio dela que os casais podem tomar decisões, discutir problemas e elaborar estratégias para que a jornada conjunta seja mais agradável.

Em entrevista para o Uol, a psicoterapeuta e terapeuta de casais Carmen Cerqueira Cesar afirma que, na maioria das relações, o diálogo não é adequado e eficiente e, por vezes, esse diálogo sequer existe na relação.

Para ter uma boa comunicação, o casal precisa se esforçar e estar empenhado, tanto em buscar formas de falar quanto para escutar o que o outro tem a dizer.

Por isso, uma boa estratégia pode ser criar momentos e ambientes para discutir determinados tópicos, como propõe o Chat de Transações do MeuCompromisso.

Assim, o assunto financeiro não precisa ser o foco de todas as conversas que o casal tem pessoalmente, deixando espaço para os momentos de diversão, que também são necessários para a longevidade da relação.

E claro que o Chat de Transações não impede que as finanças sejam discutidas pessoalmente. Na verdade, conversar sobre o controle de gastos com seu parceiro ou parceira é sempre importante!

Porém, o Chat vai ajudar a separar a filtrar o que necessita de uma conversa a dois e ainda servir como base para construir, juntos, uma estratégia para alcançar as metas.

Para conferir essa funcionalidade, é só abrir a sua conta e aproveitar todas as vantagens que o MeuCompromisso oferece!

Artigo anteriorComo doar sem gastar nada?
Próximo artigoComo categorizar minhas transações