Falar sobre finanças e sobre o dinheiro de modo geral, é, ainda, um tabu para muitas pessoas, principalmente, para casais.

Quando não tornamos o assunto sobre dinheiro algo comum e prático ao nosso dia a dia, falar sobre finanças começa a se tornar um bloqueio.

E, como a vida em conjunto é diretamente impactada pelo dinheiro, é essencial falar sobre o assunto.

Mas como abordar o tema, e como falar sobre finanças com o seu parceiro? Confira estas dicas práticas.

Falar sobre finanças é muito importante para o relacionamento

Partindo do princípio que a comunicação aberta é fundamental para manter a harmonia, falar sobre finanças com o parceiro, não é diferente.

A conversa sobre o dinheiro, e sua relação com ele é imprescindível para conhecer os hábitos de consumo do seu parceiro. Neste sentido, quando não há abertura para conversa, o desafio de equilibrar as contas se torna ainda maior.

Desta forma, em paralelo a falar sobre finanças, é preciso ter controle sobre o dinheiro. Usando o MeuCompromisso o casal consegue separar todos os seus gastos por categorias.

Casal que gosta de falar sobre finanças

Além disso, pode destinar mensalmente  um percentual do dinheiro para uma meta específica. Consequentemente, ao ter um sonho a se realizar, o casal se torna mais próximo e torna o hábito de conversar sobre dinheiro corriqueiro.

Todo relacionamento saudável tem pontos de vista divergentes que acabam gerando desentendimentos. Porém, quando o assunto é dinheiro, e o diálogo não é aberto, pequenas coisas vão se tornando maiores.

Sabe aquele famoso ditado que diz que “só se conhece alguém depois que se casa”? Isso é muito comum quando o casal não conversa sobre os mais variados assuntos.

Falar sobre dinheiro é fundamental para que um relacionamento dê certo. Muitos parceiros acabam sabendo de problemas financeiros, como dívidas, apenas após o casamento.

São estas falhas que causam brigas que desgastam a relação e que, infelizmente, no futuro podem acarretar em divórcio.

Por isso, quando perceber que a relação está ficando séria, comece a introduzir este tema nas conversas.

Sem dúvidas, saber o quanto antes o perfil da pessoa, se ela gosta de poupar ou de esbanjar, proporcionará um futuro muito mais promissor. 

Ao não ter uma conversa prévia, um casal que passa a viver junto, precisa descobrir no dia a dia como cada um age e reage ao dinheiro.

Como falar sobre finanças com o parceiro?

Apesar de parecer complexo encontrar meios para falar sobre finanças, existem algumas oportunidades no dia a dia para abordar o tema de maneira leve.

Primeiramente, apenas observe como as questões financeiras acontecem de maneira “natural”. Ou seja, vocês dividem a conta do jantar? Quem convida é quem paga?

Estas pequenas análises do cotidiano podem criar uma ideia de como é o perfil daquela pessoa.

Posteriormente, quando começarem os planos para o futuro, esse tema se torna um pouco mais sério.

É claro que a conversa deve ser leve e relaxada, respeitando os limites de cada um. Mas, é ao falar sobre o assunto que o casal poderá combinar como será a divisão de gastos após o casamento.

Falar sobre finanças durante o namoro faz com que o futuro seja mais transparente e até colaborativo. Afinal, ao saber como seu parceiro age com o dinheiro, é mais simples traçar planos e metas em conjunto.

Lembre-se que seu parceiro é uma pessoa diferente de você. Então, seja franco e sincero. E, caso seu parceiro tenha resistência ao conversar, tenha calma.

Seja pioneiro e comece falando sobre seus hábitos de economia e de consumo. Assim, seu parceiro, aos poucos, fica mais confiante em se expressar também.

Conversem sobre dinheiro e sobre como utilizá-lo

É indiscutível que casais que têm o objetivo de falar sobre finanças melhoram sua saúde financeira.

Mesmo que um dos parceiros assuma a responsabilidade de cuidar do orçamento e das despesas, esta é uma missão para os dois.

É importante que os dois ajam como uma equipe, se um é responsável por controlar, o outro deve acompanhar e não sobrecarregar a outra parte.

Além disso, casais que possuem metas claras de onde e como gastar seu dinheiro, se tornam mais focados. Neste sentido, crie metas em conjunto com o seu parceiro.

Use o MeuCompromisso para criar um sonho e ir fazendo aportes mensais. Desta forma, não apenas se realiza uma meta, mas torna o falar sobre finanças algo muito mais comum do dia a dia.

Casal com MeuCompromisso

E melhor, o aplicativo permite que você e seu parceiro conversem via chat sobre as transações  financeiras. Assim, as conversas “sérias”, como falar sobre finanças tem um ambiente específico para acontecer, não sendo arrastadas para os momentos de lazer.

Esta é uma ferramenta excelente para falar sobre finanças sem aquele sentimento de incômodo das conversas iniciais sobre dinheiro.

Usando o MeuCompromisso você e seu parceiro tem um ambiente próprio para falar sobre finanças e ainda tem mais controle financeiro.

Aproveite estas e outras funcionalidades do MeuCompromisso, baixando o aplicativo na loja do seu celular. Basta clicar nos botões abaixo e aproveitar!