Muitas vezes o tema dinheiro é um pouco complexo para que casais conversarem. Porém, algumas ferramentas que podem ajudar nesses momentos são os livros e podcasts de finanças.

A ideia é simples: reservar um tempo para dedicar a livros e podcasts para ler e ouvir junto ao seu par. Esses materiais facilitam conversas, além de permitir a mudança de pensamento, para construir um futuro financeiro saudável em conjunto.

E saiba que abrir espaço para a conversa sobre dinheiro é essencial! A falta de diálogo, inclusive sobre finanças, é uma das principais causas de divórcios no Brasil.

Então, fique ligado na lista a seguir, para escolher alguns livros e podcasts de finanças para casais!

Casal pesquisando sobre finanças para casais

Livros de finanças para casais

Casais inteligentes enriquecem juntos

Um best-seller com mais de 1 milhão de cópias vendidas! Este é um dos livros mais famosos quando falamos de finanças para casais.

Ensina a administrar o dinheiro, para que você não aborde o assunto dinheiro apenas quando a bomba já estiver estourando – ou pior, estourada.

O livro aponta diferentes estratégias para uma parceria inteligente na hora de gerenciar as finanças da família. Possui linguajar simplificado, trazendo testes para avaliar a capacidade que o casal tem para construir riqueza.

O primeiro milhão para casais

Ideal para casais que estão pensando em iniciar ou acabaram de iniciar a vida a dois. Aqui, encontram-se conhecimentos básicos, mas, essenciais para organizar as finanças, principalmente em relação às despesas e aos investimentos.

O material é bastante intuitivo e prepara o casal para o enriquecimento conjunto. O autor aborda desde a definição do perfil financeiro de cada um, até os custos de um casamento, economia doméstica ou divisão das finanças.

Ficou curioso ou quer saber mais sobre a divisão das finanças? Nós já abordamos esse tema aqui no blog, dá uma olhadinha neste artigo!

Os segredos dos casais inteligentes

O objetivo deste livro é transformar a maneira como o casal lida e planeja as finanças, independentemente da renda familiar que possuem.

É um livro repleto de estratégias para que os casais tenham um futuro assegurado, mas sem comprometer a qualidade de vida do presente.

Tratando de temas como aposentadoria, orçamento mensal, investimento e reserva financeira, o autor utiliza dicas práticas e exemplos de casos reais para fundamentar seus argumentos.

Além das dicas, o livro trata de temas polêmicos como: vale a pena ter conta conjunta? Qual o melhor regime de separação de bens? Como fazer declaração do imposto de renda? É melhor comprar ou alugar um imóvel?

E, um tema importantíssimo: como conversar sobre dinheiro sem brigar.

O homem mais rico da Babilônia

Ok, esse não é um livro especialmente dedicado para casais, mas, uma opção para vocês lerem juntos!

É um dos exemplares mais vendidos do mundo, um clássico quando o assunto é multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros. Tudo baseado no sucesso dos antigos babilônios.

O autor apresenta, entre outras ideias, soluções para evitar a falta de dinheiro, buscar conhecimento e não apenas o lucro, assegurar uma renda para o futuro e cultivar as próprias aptidões.

Apesar de ser uma obra que possui 11 parábolas, sendo que a primeira foi escrita em 1926, seus ensinamentos são bastante atuais, sendo perfeitamente utilizados no cotidiano.

Podcasts de finanças para casais

Que Rico Casal

O objetivo deste podcast é fornecer dicas para o casal chegar à liberdade financeira. Nesse sentido, a abordagem é sem grandes complicações, com linguajar simples e de maneira informal e descontraída.

Além das dicas para ajudar o casal a tomar decisões financeiras mais assertivas, o podcast aborda questões como investimentos, desafios familiares e finanças pessoais.

Você irá ouvir se vale a pena investir em uma casa, se o valor dos imóveis continuará a subir, e como conciliar o desejo de ter filhos com a liberdade financeira.

É um podcast bastante completo, com exemplos diários, e com convidados especialistas para se aprofundar em determinados assuntos.

Uma horinha sobre grana

Disponível em todas as plataformas de streaming, este é um podcast sincero sobre o dinheiro, sem rodeios e inteiramente gratuito.

Apresentando diversos assuntos relacionados à economia e finanças, possui materiais produzidos especialmente para os casais.

Seu criador, Eduardo Amuri, busca entender nossa relação com o dinheiro e como a inteligência financeira pode transformar vidas.

O linguajar é bastante amigável e simples, e inclui temas do dia a dia, como o planejamento financeiro no Brasil, ou temas difíceis de discutir, por exemplo, como saber a renda de seu parceiro.

Financast

Este é um podcast focado em auxiliar as pessoas a organizarem suas finanças pessoais. Não tem um foco direto em casais, por isso, é ideal que os dois ouçam e coloquem em prática juntos.

Os conteúdos são disponibilizados quinzenalmente, e entre os temas abordados estão as pegadinhas financeiras disfarçadas de investimento, como equilibrar a vida financeira e como renegociar dívidas.

Finanças e união do casal

Seja lendo ou ouvindo, é preciso aprender a organizar a vida financeira para não cair em um círculo de ações equivocadas com o dinheiro, e que podem gerar discussões e afastamento entre o casal.

Além de todo esse material, os casais que querem ter mais tranquilidade na vida financeira também podem contar com o app MeuCompromisso.

No aplicativo, os casais conseguem vincular suas contas pessoais, como uma verdadeira dupla que está buscando objetivos em comum.

Você também consegue usar ferramentas como a definição de metas de gastos, acompanhando a evolução das economias diariamente.

Clique no botão da sua loja de app abaixo para fazer o download e começar a usar:

Assim, com o apoio de livros e podcasts de finanças para casais, além de um bom aplicativo, você e seu par tem controle total do dinheiro! Para curtir a vida a dois com mais tranquilidade.

Artigo anteriorBaixa automática de pagamentos
Próximo artigoComo aplicar controles no cartão MeuCompromisso?