Um relacionamento a dois é sempre desafiador. Mas existem princípios que, quando presentes, ajudam a construir um casamento próspero.

Se você já é casado ou está prestes a dar esse passo, precisa conhecer 6 princípios para um casamento próspero. Esse conhecimento pode ser essencial para ter um relacionamento mais leve e saudável.

E para deixar tudo ainda melhor, ao final do artigo preparamos uma surpresa especial no final!

Preparado para conhecer os princípios??

1: o comprometimento

Para a maioria dos casais, o grande objetivo em estar juntos é compartilhar a vida por completo. Para isso, é necessário que o comprometimento esteja sempre presente.

O comprometimento é um dos princípios de um casamento próspero. Ele representa o desejo de ambas as partes de atingir uma meta.

Quando os dois estão comprometidos, trabalham não como competidores, mas como companheiros de uma equipe. Um time que precisa (e vai) conquistar algo importante.

Estar comprometido, por completo, também ajuda a fortalecer a confiança, algo essencial para um relacionamento de sucesso.

2. Visões futuras em comum

Para manter a motivação no dia a dia, as metas (ou as visões para o futuro) são essenciais.

Em um casamento próspero, o casal consegue compartilhar as visões de futuro, o que ajuda a alcançar essas realizações com mais facilidade.

É claro que, como pessoas diferentes, nem todos os desejos e objetivos serão os mesmos. Entretanto, especialmente nas finanças, ter boa parte das visões futuras em comum faz toda a diferença.

Nesse caso, é importante que o casal mantenha o diálogo sempre aberto, compartilhando quais são seus desejos individuais e os planos como uma dupla.

Quando os desejos para o futuro estão bem claros, fica mais simples elaborar um plano de ação para realizar esses feitos.

Casamento próspero, casal feliz.

3. Entender como cada um é, financeiramente

Cada pessoa possui um jeito próprio de lidar com o dinheiro. Normalmente, essa maneira é uma construção ao longo da vida, seguindo desde padrões familiares até limitações financeiras.

Um dos princípios para um casamento próspero, que é totalmente vinculado ao aspecto financeiro, é o entendimento do jeito de cada um.

Tentem descobrir, por meio de conversas francas e sinceras, como cada um vê o dinheiro. É fundamental que ambos tenham a mente aberta, uma vez que não existe um único modelo certo.

A partir desse entendimento, será mais fácil fazer ajustes e concessões para que a rotina seja mais leve para os dois.

4. Conversas sinceras

Um relacionamento é feito de muitos aspectos, e a comunicação é um dos mais importantes.

Quem está se casando agora, precisa ter em mente que um dos princípios para um casamento próspero é uma abertura frequente para a conversa.

Ao dividir a vida com alguém, você opta por compartilhar não só os bons momentos, mas também as dúvidas, as crises, as dificuldades… Tudo!

Para muitos casais, as conversas são difíceis porque um não consegue entender o outro. Há quem evite falar para não magoar o par, o que é um erro.

Se este for o seu caso, uma dica útil é estudar sobre os tipos de comunicação, que são formas como os seres humanos recebem e processam as mensagens, e varia de acordo com a personalidade.

Ao descobrir como seu par se comunica, acertar no tom da mensagem fica mais simples, fazendo com que os momentos de conversa sejam prazerosos – e não um convite para brigas.

5. Definam os papéis de cada um

Cada pessoa possui uma série de habilidades. E essas características podem ser usadas a favor do casal, ao definir o papel que cada um tem para o funcionamento da casa.

É possível que uma das pessoas tenha mais facilidade com os números, enquanto a outra é mais responsável quanto aos compromissos sociais.

Ao invés de ambos assumirem tudo, é interessante tentar definir funções para ambos, levando em consideração os itens que cada um tem mais facilidade para realizar.

É claro que nada impede que esses papéis se invertam com o tempo, ou mesmo que varie em quantidade de acordo com a rotina de cada pessoa. Porém, ter tarefas definidas faz com que o casal trabalhe em equipe, deixando as responsabilidades mais equilibradas.

Casamento próspero, casal dividindo tarefas

6. O perdão

Para finalizar, um dos princípios para um casamento próspero é o perdão. Ou seja, a capacidade de relevar alguma ação do outro que não foi tão boa para você.

É preciso ter em mente que, como pessoa, o seu cônjuge está apto para fazer coisas que não necessariamente vão te agradar. Mas é preciso relevar aquilo que não é tão importante.

Aqui não estamos falando de atitudes mais graves, que quebram um combinado maior do casal (como um caso de infidelidade, por exemplo). Mas de pequenas ações, do dia a dia, que não merecem alimentar um sentimento de rancor.

Algo que pode te ajudar nesse processo é nunca ir dormir brigado com o seu par. Tentem resolver as questões antes de deitar-se, para que a briga não se arraste por muitos dias.

Um casamento próspero

Quer saber mais sobre como ter um casamento próspero? O MeuCompromisso te ajuda – principalmente no quesito finanças!

Dia 14 de dezembro, vai rolar uma Mentoria Gratuita com Raquel Mendes, que tem mais de sete anos de experiência em ajudar os casais administrarem seu dinheiro.

A Raquel vai apresentar outros princípios para um casamento próspero financeiramente, com dicas práticas.

Para participar, é só clicar aqui para se inscrever na Mentoria. Tudo grátis, simples e que realmente pode te ajudar.

Com essas dicas e essa mentoria poderosa, construir um relacionamento feliz se torna muito mais simples!

Artigo anteriorAlta do dólar: onde investir?
Próximo artigoIdeias de Presente de Casamento