Quando falamos de educação financeira para crianças, uma das sugestões mais frequentes é o uso da mesada como método de ensino sobre o dinheiro. Você já parou para pensar sobre dar uma mesada para seus filhos? Muitos pais ficam divididos, na maioria das vezes porque eles mesmos não receberam esse tipo de incentivo quando pequenos. Para ajudar nessa decisão, trouxemos 5 benefícios da mesada para a vida do seu filho e motivos pelos quais esta pode ser a melhor solução para preparar a criança para uma vida financeira de qualidade no futuro.

Por que dar mesada a uma criança ou adolescente?

Cada pai e mãe deve ser capaz de definir o que é melhor para seus pequenos, e isso se aplica também aos ensinamentos sobre dinheiro. Entretanto, especialistas da educação financeira costumam incentivar o ato de dar mesada, já que essa simples atitude pode ser útil para formar um adulto mais consciente e mais organizado. Dito isso, vamos aos 5 benefícios da mesada para a vida do seu filho! No final, a decisão é dos pais, mas toda a informação é bem-vinda para definir o que é melhor para sua família.

Explica os conceitos de caro e barato

Provavelmente você já ouviu (ou sentiu na pele) a seguinte frase: “eu fui entender o que era caro depois de começar a trabalhar”. Porém, ter esse entendimento somente na adolescência pode ser um pouco tarde e causar prejuízos para toda a vida adulta. A mesada para a criança funciona como uma forma de referencial, e tendo um valor em mãos, ele será capaz de entender quanto tempo terá que esperar e ajudar em casa para conquistar o que deseja.

Dessa forma, se seu filho quer um brinquedo específico que não é “coberto” por um mês de mesada, ele conseguirá entender que precisa fazer mais ou economizar para comprar o brinquedo. Além disso, você pode incentivá-la a pensar se realmente vale a pena gastar tanto com um item.

Hábito de poupar

Falando em economizar, a mesada também é útil para ensinar as crianças a desenvolver o hábito de poupar – e entender como isso funciona na prática! Quando seu filho pedir um brinquedo novo, você pode pesquisar com ele o valor e mostrar quantos meses ele precisará economizar para conquistar o objetivo. Quando finalmente ele tiver o valor, ele poderá comprar o brinquedo e você deve reforçar o conceito de economia com ele, mostrando que ao poupar ele foi capaz de adquirir o que queria.

Organização

Quantos anos você tinha quando aprendeu a ser organizado financeiramente? Será que você teria feito diferente se soubesse administrar seu dinheiro desde pequeno? A mesada é uma ótima forma de fazer com que a criança se organize, afinal, se o dinheiro é dela, ela pode fazer o que quiser – mas cada escolha exige uma renúncia.

De uma forma muito simples, você acaba incentivando seu filho a fazer um planejamento financeiro, por mais informal que seja. Aos poucos, a criança vai entender que o desperdício do dinheiro também traz consequência e que a organização é a melhor forma de adquirir o que deseja.

Responsabilidade financeira

Junto com a organização, um dos benefícios da mesada para a vida do seu filho é a responsabilidade. Quando você dá dinheiro para a criança, é importante esclarecer os motivos pelo qual você tomou essa atitude, como por exemplo, por ela ter realizado as tarefas no último mês. Depois, esse dinheiro é da responsabilidade dela: o que seu filho for fazer com ele será de responsabilidade dele.

Lembre-se que no começo a criança pode gastar tudo de uma só vez, com itens que não eram tão importantes assim, fazendo com que ela recorra à você para ter mais dinheiro. É nesse momento que você deve ensinar a lição importante de responsabilidade financeira: a criança precisa arcar com as consequências de comprar desordenadamente e aguardar pelo próximo mês – como os adultos fazem com seus salários.

A hora dos pedidos

Quem tem filho sabe: a hora de passear no shopping ou no mercado exige uma grande paciência. Afinal, os pedidos de “quero isso” ou “compra aquilo” são frequentes nesse tipo de programa. Mas com a mesada, você pode virar completamente essa situação! Ao dar mesada para seu filho, você pode “jogar essa carta” sempre que um pedido de compra aparecer.

Na prática funciona assim: foi passear e seu filho pediu algo? Pergunte a ele onde está sua mesada e se ele usaria seu próprio dinheiro para comprar o item que deseja. Se for mais caro do que a mesada dada, incentive-o a poupar para comprar no futuro. É claro que você não precisa ser “duro” e negar todos os pedidos, mas o fato de dar mesada pode te ajudar a evitar tantas solicitações e ainda repassar a responsabilidade de compra para a criança.

Qual é a forma correta de dar mesada?

Especialistas financeiros pesquisaram nos últimos anos para definir as melhores formas de dar mesada para as crianças, pensando em sua evolução mental, amplitude de aprendizado e senso de responsabilidade. Assim, os pais precisam se atentar para dois fatores: a periodicidade e a faixa de idade.

  • Crianças de até 6 anos de idade: por serem ainda bem pequenas, você pode dar uma pequena quantia eventualmente, para que ela comece a se familiarizar com o dinheiro. Não precisa ser muito dinheiro, talvez o suficiente para um sorvete ou um livrinho. Assim, ela começará a entender a relação de troca envolvida na economia. Vale até comprar um cofrinho ou uma carteira para incentivá-la.
  • Crianças de 6 a 8 anos de idade: o ideal é aplicar o conceito de mesada semanal. Isso porque, nessa fase as crianças ainda não entendem completamente o conceito de tempo, fazendo com que um mês pareça muito longo. No ciclo de uma semana, elas conseguirão administrar melhor o dinheiro.
  • Crianças de 8 a 10 anos de idade: nessa fase já é possível dar mesada de quinze em quinze dias, já que elas serão capazes de ter melhor planejamento financeiro.
  • A partir dos 11 anos de idade: hora de transformar o ciclo da mesada com periodicidade mensal! Nesse momento, a criança está entrando na adolescência e já tem condições de planejar melhor o uso de seu dinheiro. É interessante dar esse valor sempre no mesmo dia do mês.

Os benefícios da mesada para os pais

Você já percebeu os benefícios da mesada para a vida do seu filho, mas saiba que esse recurso é útil também para os pais. Afinal, você tira uma responsabilidade “dos seus ombros” e consegue ensinar conceitos importantes de economia para os pequenos, na prática! Ou seja, no final, todos saem ganhando – especialmente o futuro do indivíduo que você está criando!

Artigo anterior5 dúvidas frequentes sobre finanças pessoais
Próximo artigoComo economizar e ter uma festa de casamento maravilhosa!