Muitos casais que estão juntos por um bom tempo costumam ser questionados sobre o segredo para manter um relacionamento harmonioso. Quais são os hábitos saudáveis de casais que ajudaram na relação?

De fato, construir uma vida a dois é uma missão que requer muita paciência, resiliência e respeito.

É sempre mais fácil percebermos grandes gestos e homenagens de amor como algo impactante. Porém, é no cotidiano, nas pequenas ações do dia a dia, que um vínculo saudável é construído.

Estudando as relações, o psiquiatra Dr. Mark Goulston listou alguns hábitos saudáveis para os casais praticarem e se manter felizes em seus relacionamentos. E o MeuCompromisso trouxe essas dicas para você!

1. Pratique a leveza e o perdão

Em um relacionamento a dois é preciso compreender que muitas vezes teremos que ceder e compreender a outra pessoa. É com esse equilíbrio que podemos ter uma vida mais tranquila e alegre.

Casais felizes possuem uma comunicação livre e aberta, se esforçando para resolver discussões rotineiras, e encontrando saídas que satisfaçam as duas partes.

Além disso, olham com mais leveza para determinados assuntos, procuram resolver as adversidades rapidamente para que não se prolongue, e principalmente, praticam o perdão, mantendo-se livre do rancor.

2. Vão para a cama juntos

Não é de hoje que a cama é considerada um refúgio do casal.

Quem nunca ouviu o conselho de uma pessoa mais velha sobre nunca ir dormir brigado com o parceiro ou a parceira?

Para o Dr. Goulston, além de evitar dormir brigado, é interessante ir para a cama juntos, no mesmo horário.

O motivo é simples: esta prática faz toda diferença tanto na qualidade do sono como na vida sexual, já que ambos estão conectados em uma mesma atividade.

Por isso, um dos hábitos saudáveis de casais felizes que você pode replicar é ir para a cama no mesmo horário.

E saiba que a rotina de vocês para a noite pode não ser a mesma, um pode dormir cedo, enquanto o outro prefere ler um capítulo antes de dormir. Ainda assim, ir para a cama juntos pode fazer toda a diferença.

Hábitos saudáveis de casais - casal junto indo para a cama

3. Tenham interesses em comum

Um casal é formado por duas pessoas independentes. Não é à toa que, muitas vezes, sentimos a necessidade de realizar algumas atividades ou passar um tempo sozinho.

Porém, compartilhar interesses é um dos hábitos saudáveis dos casais felizes, e um dos fatores que manterá o relacionamento funcionando com o passar dos anos.

Muitas vezes, a falta de ter o que compartilhar com seu par faz com que o casal passe menos tempo juntos, o que acaba quebrando a sinergia. A longo prazo, essa incompatibilidade pode levar a separação.

4. Caminhar juntos

Para se construir um futuro com outra pessoa é preciso somar e criar metas e planos que serão concretizados em conjunto.

Existe uma maneira de demonstrar este compromisso, de estar sempre lado a lado em seu cotidiano: caminhar juntos, literalmente.

Ao transitar em shoppings ou pelas calçadas busquem um ritmo que seja confortável para ambos e andem comodamente lado a lado.

Aproveite este momento para demonstrar o seu amor e preocupação com a pessoa que está ao seu lado, ofereça sua mão para que caminhem de mãos dadas.

Apesar de ser considerado um simples gesto, esta postura é capaz de realçar diariamente o companheirismo e parceria que existe entre vocês.

hábitos saudáveis de casais felizes.

5. Enfatize e foque nas qualidades

À medida que vamos conhecendo uma pessoa mais profundamente, nos demonstramos mais abertamente, reduzindo a insegurança com nossos defeitos. Na prática, significa que o outro passa a conhecer todos os nossos detalhes.

Por isso, é fundamental priorizar as qualidades e tudo aquilo que nosso parceiro tem de bom.

 Nem sempre esta é uma tarefa fácil. Afinal, existem dias em que a relação pode ser desafiadora. Mas depende de nós ressignificar e olhar as situações com outros olhos, acentuando e dando maior importância as atitudes positivas e a tudo que vocês já construíram e estão colhendo juntos.

6. Sempre que possível, se beijem e se abracem

Um dos nossos sentidos é o tato, por isso, é muito importante explorar esse sentido ao estar em contato físico com quem amamos.

Invista uma parcela do seu tempo diariamente em dar um abraço com bastante sentimento em seu par. Segundo o Dr. Goulston, nossa pele tem memória, e sabe reconhecer o toque do amor. Este contato é capaz de manter nossa pele energizada e nutrida.

Outra dica é sentir orgulho da pessoa que está ao seu lado. Sempre que um momento desafiante aparecer, lembre-se da pessoa maravilhosa com que escolheu compartilhar sua vida e todos os seus momentos.

Pequenos contatos físicos, como a mão nas costas ou no braço, demonstram que existem uma sintonia e que ambos apreciam a companhia um do outro.

7. Faça pequenas declarações de amor

Por fim, um dos hábitos saudáveis de casais felizes é fazer pequenas declarações de amor com alguma frequência.

Aqui, a ideia não é fazer coisas mirabolantes. Um “Bom dia, meu amor” já é uma declaração e ajuda a lidar com problemas, dificuldades ou incômodos.

 Ao se deitar, não esqueça de desejar uma “boa noite”, independente do quanto possa estar chateado (a) com alguma situação. Esta saudação reforça o desejo de manter no relacionamento e que o sentimento é mais forte que qualquer desentendimento.

Dica extra: Conversem sobre finanças

Além desses 7 hábitos saudáveis de casais felizes, selecionamos uma dica extra que pode impactar diretamente na duração do seu relacionamento: conversar sobre finanças.

Saiba que a vida financeira é uma das maiores causadoras de divórcios. Isso acontece porque, sem uma comunicação clara sobre o assunto, os casais tendem a se fechar. Ao invés de agirem em conjunto, optam por administrar o dinheiro do seu próprio jeito, causando afastamento.

Por isso, a dica do MeuCompromisso é conversar sobre finanças com seu parceiro ou parceira. Neste artigo, você encontra dicas práticas e um recurso do app que pode te ajudar a ter conversas mais leves.

Casal feliz usando notebook

Vida longa ao amor!

Tanto o Dr. Goulston quanto pesquisas cientificas já conseguiram comprovar que são as pequenas ações do cotidiano que contribuem para que uma relação seja saudável e duradoura.

Que tal pegar alguns desses hábitos saudáveis de casais felizes para inserir na sua rotina?

Pense que essas pequenas ações são como investimentos financeiros: nos dedicamos hoje, para que no futuro seja ainda melhor! E vida longa ao amor!

Artigo anteriorComo a taxa Selic afeta a minha vida?
Próximo artigoMeuPresente + O Amor É Simples dão dicas sobre casamento intimista