Conquistar uma vida financeira melhor está diretamente ligado ao nosso bem-estar. Afinal, a falta de dinheiro é uma preocupação constante para a maioria das pessoas.

De fato, não ter estabilidade econômica afeta diretamente o emocional. A preocupação constante nos deixa mais irritados, impacientes e nervosos. O que impacta até mesmo no sono e no apetite.

Por isso, a busca por uma vida financeira melhor deve ser meta para o próximo ano! No entanto, para atingir esse cenário, você precisa pensar de modo prático e objetivo.

Então, para ter uma vida financeira melhor e uma rotina mais tranquila e equilibrada, confira essas 5 dicas!

1. Estude e desenvolva a educação financeira

É indiscutível: se queremos ficar melhores em algo, é preciso preparo. Ou seja, estudo e aplicação prática, com metas e tarefas, para aperfeiçoamento.

E, para criar uma vida financeira melhor, não seria diferente. Por isso, inicie o ano de 2023 focando, inicialmente, na sua educação financeira.

Quanto mais conhecimento você obter sobre o assunto, melhor será a sua relação com o dinheiro. Ou seja, terá uma vida financeira melhor.

Mulher estudando sobre finanças

Dessa forma, se o objetivo é aprender, vale buscar conhecimento em todos os meios. Por isso, leia materiais relevantes, como livro de finanças pessoais ou de investimento.

Outro caminho são os vídeos disponibilizados por especialistas no Youtube, assim como, podcasts, séries e filmes. 

A maioria do conhecimento pode ser obtida de maneira gratuita, ou com um custo muito baixo. As próprias redes sociais são fontes de bons conhecimentos. 

No entanto, procure variar os canais de informação. Dessa forma, se evita ter apenas um ponto de vista sobre determinado assunto.

2. Tenha total conhecimento dos seus rendimentos

Informação sem aplicação prática não leva a lugar algum! Por isso, junto com a sua busca por conhecimento, tenha ações práticas para a vida financeira melhorar.

Neste sentido, uma das primeiras atitudes para controlar as finanças é saber quais são os seus rendimentos e gastos mensais.

Inegavelmente, controlar os ganhos é mais simples. Afinal, você pode conferir os números da sua folha de pagamento, das transferências para a sua conta, ou Pix que foram recebidos.

Porém, identificar os gastos pode ser uma tarefa mais complexa. Principalmente quando consideramos o dinheiro que está sendo destinado para os pequenos prazeres – como chocolate após o almoço.

Por isso, saber exatamente quais são seus gastos mensais é fundamental para ter uma vida financeira melhor e mais equilibrada. 

Neste sentido, será necessário analisar tudo que se paga ou se compra no mês. Apenas com essas informações será possível identificar as despesas que podem ser cortadas ou reduzidas.

Atualmente, existem diversos aplicativos capazes de auxiliar nessa missão. O MeuCompromisso, por exemplo, possui uma excelente ferramenta para categorizar todas as despesas mensais.

3. Adote a transferência automática

Se existe algo que proporciona tranquilidade na questão de dinheiro, é a reserva. De fato, a reserva de emergência é uma estratégia incrível para tornar a vida financeira melhor.

Essa reserva nada mais é do que um dinheiro armazenado para ser usado em caso de acontecer um infortúnio inesperado. 

Neste sentido, a partir do momento que você souber seus ganhos e gastos, poderá destinar um valor específico para essa conta. Assim, ao atingir o valor necessário para a reserva, o dinheiro mensal pode ser destinado para investimentos. 

Para dar maior praticidade na busca da vida financeira melhor, adicione o montante mensal em transferência automática. Dessa forma, quando o dinheiro cair na conta, já será transferido, evitando que o valor seja gasto com outros insumos.

4. Evite os parcelamentos

Um dos principais perigos para quem busca uma vida financeira melhor é cair na armadilha do cartão de crédito. É claro, não estamos colocando o cartão como vilão, mas a forma que o usamos.

De fato, usar o cartão de crédito proporciona comprar o que queremos no momento em que queremos, mesmo que não se tenha o dinheiro no momento.

Casal preocupado com parcelamentos

Infelizmente, essa ação pode ocasionar em parcelamentos desnecessários. Principalmente quando a fatura vem muito alta e o pagamento do cartão será parcelado.

Não é de hoje que os juros do cartão de crédito são os mais altos do mercado, chegando a quase 400%. Por isso, evite o endividamento considerando sempre suas compras.
E, sempre que a fatura do cartão chegar, se programe para pagá-la em sua totalidade e até a data de vencimento.

5. Mude os hábitos de consumo

Manter uma vida financeira melhor pode parecer uma tarefa desafiante, mas é praticamente um hábito.

Nesse sentido, rever a maneira como consumimos pode revelar diversos gastos desnecessários que não percebemos no cotidiano.

De tempos em tempos sempre faça uma revisão em suas despesas e sinalize aquelas que merecem atenção. 

Inclusive, não apenas mudar os hábitos de consumo, mas criar o hábito de poupar dinheiro. Sem dúvida essa prática proporciona melhorar a sua relação com o dinheiro. Uma ação bastante válida e prática é estabelecer metas financeiras.

A partir do momento em que se tem clareza do que se quer atingir, fica mais fácil traçar o caminho para percorrer.

Por isso, estipule quais são seus sonhos. Para te ajudar, baixe o aplicativo MeuCompromisso na loja do seu celular.

Então, crie um Compromisso e estipule o valor total, os aportes mensais e a data limite para realização.

Além de ajudar a criar um novo hábito, o MeuCompromisso possui inúmeras ferramentas que ajudam a ter uma vida financeira melhor de maneira prática e objetiva.

Clique no botão da sua loja de apps para baixar o MeuCompromisso agora mesmo!

Uma vida financeira melhor

Para muita gente, ter uma vida financeira melhor parece impossível. Entretanto, muitas vezes pequenos ajustes colaboram para que você tenha mais tranquilidade nesse aspecto.

Por isso, aproveite esse momento de virada de ano para começar algo novo!

Acredite: até o final de 2023, você ficará feliz em ter dado este primeiro passo.

Artigo anteriorAs 5 melhores dicas de presentes masculinos
Próximo artigoEconomizando em casa: 5 dicas práticas