Quando o assunto é finanças, existem algumas dúvidas comuns sobre dinheiro. De fato, esse recurso é imprescindível na vida de qualquer adulto.

Seja para quem quer ter mais controle, se livrar das dívidas ou garantir um futuro mais tranquilo, saber as respostas para as dúvidas comuns sobre dinheiro é essencial.

Nesse sentido, mais do que saber as respostas é pensar no que você realmente quer saber. O que fará diferença na sua vida financeira? Ou seja, fazer as perguntas certas.

No abrangente assunto sobre o dinheiro, algumas dúvidas são mais comuns. Elencamos 5 delas com respostas completas para sanar qualquer dúvida.

Como ter maior controle financeiro?

Incontestavelmente o controle financeiro é, das dúvidas comuns sobre dinheiro, a principal. De fato, saber para onde o dinheiro está indo é essencial. 

Diversas vezes gastamos pequenos montantes de dinheiro no cotidiano, que não são contabilizados e podem acarretar em descontrole.

Além disso, gastar desenfreadamente, pode acarretar em dívidas. Por isso, ter controle financeiro faz com que o gasto seja saudável e consciente.

Atualmente existem inúmeras maneiras para garantir o controle financeiro. Diversas pessoas usam tabelas e planilhas para anotar cada gasto.

No entanto, usar aplicativos de finanças, como o MeuCompromisso, favorecem um conhecimento mais prático. Afinal, há identificação dos gastos em grandes categorias.

Aplicativo MeuCompromisso

O próprio usuário define as categorias, como, por exemplo, alimentação, lazer, gastos fixos, entre outros.

A partir do momento em que se tem os gastos descritos, será mais prático analisar para onde o dinheiro está indo. Assim, se reduz gastos desnecessários ou supérfluos.

De fato, quanto mais controle financeiro você tiver, mais fácil será destinar uma parcela para investimentos ou reservas para o futuro. 

Qual o melhor momento para usar minhas economias?

Quando há controle financeiro, é possível destinar uma parcela do dinheiro para as economias. Mas, uma das dúvidas comuns sobre dinheiro é se é possível, ou quando as economias devem ser usadas. 

Essa questão é bastante complexa. Na realidade, guardar dinheiro apenas para guardar não é algo sustentável a longo prazo.

Para que uma pessoa se mantenha focada em controlar suas finanças, é preciso que estipule objetivos e metas financeiras para realizar.

Dessa forma, considere seus desejos de consumo, como um carro, uma casa ou uma viagem, por exemplo. E, crie uma meta com prazo específico para cumprir.

Comprar um carro

Assim, se as dúvidas comuns sobre dinheiro for o melhor momento para usar as economias, a resposta é simples: quando atingir a meta.

É claro que quando falamos sobre finanças, cada meta precisa ser específica e não intervir em outras. Por exemplo, a reserva de emergência é um dinheiro com destino específico.

Da mesma forma que os investimentos a longo prazo são um outro tipo de objetivo. Por isso, quanto mais específico e separado forem seus objetivos, mais fácil de controlar.

Dúvidas comuns sobre dinheiro:  como criar uma reserva de emergência?

Realmente, quem deseja ter mais tranquilidade em relação aos infortúnios que possam surgir durante a vida, precisa criar uma reserva de emergência.

Essa reserva garante que caso ocorra algo inesperado, como se o carro quebrar, por exemplo, haverá dinheiro para o conserto.

Nesse sentido, não tenha mais dúvidas comuns sobre dinheiro para essa reserva. Para criá-la é preciso pensar na sua renda mensal atual.

Então, guarde uma quantia equivalente a soma de aproximadamente seis meses dessa renda. Obviamente, a reserva pode ser construída aos poucos. Porém, é importante que seja um valor separado e que não seja usado sem motivos emergenciais.

Preciso realizar investimentos, mas qual?

Dúvidas comuns sobre dinheiro sempre envolvem investimentos. Por certo, esse é um tópico que ganha cada vez mais destaque. Porém, é complexo dizer qual é o melhor investimento, isso depende do perfil investidor de cada pessoa.

Nesse sentido, a renda fixa são aqueles investimentos que não apresentam tanta volatilidade. Da mesma forma que os ganhos não são tão exorbitantes. Nessa categoria se encontra a poupança, tesouro direto, LCI, LCA, CDB, entre outros.

Já para quem é mais ousado, os investimentos variáveis são boas opções. Porém, uma das dúvidas comuns sobre dinheiro é como encontrar as melhores opções para esses investimentos. 

Uma das maneiras de adentrar no mercado de bolsa de valores é optando por ações de empresas em que você conheça o ramo.

Da mesma forma, fundos de investimentos garantem bons retornos e são mais simples de serem administradas.

Investimentos de médio ou longo prazo?

Essa é uma das dúvidas comuns sobre dinheiro que depende do seu objetivo. Caso queira garantir liberdade financeira, os investimentos de longo prazo são a melhor opção.

De fato, quanto mais tempo seu dinheiro permanecer aplicado, maiores são as chances de retorno.

Dicas para economizar - duvidas comuns sobre dinheiro

É claro que para isso, é preciso diversificar os investimentos para minimizar os impactos das mudanças no mercado.

Escolher boas empresas, que possuem renome e boa administração é uma excelente alternativa para garantir a compra de boas ações. Além disso, reinvestir os ganhos garante atingir um montante significativo em menos tempo.

É normal ter muitas dúvidas sobre dinheiro

Como é um recurso escasso, é completamente normal que haja inúmeras dúvidas comuns sobre dinheiro.

Por isso, busque melhorar a sua educação financeira estudando sobre o tema. Se realizar investimentos, pesquise antes sobre as opções, os papéis e as empresas no mercado de ações.

Você pode criar uma meta de investimentos ou deixar o dinheiro no MeuCompromisso enquanto toma a decisão. Afinal, só de ficar na conta corrente o valor já rende 100% do CDI.

Ou seja, enquanto você sana as dúvidas comuns sobre dinheiro, está recebendo juros.

Artigo anteriorDica de presente para o Dia das Crianças
Próximo artigoDicas de como economizar para viajar