A meta SMART nas finanças é um método que auxilia e impulsiona as pessoas que querem atingir um objetivo financeiro.

Se você é daqueles que gostaria de cumprir determinado propósito, mas não sabe como, a meta SMART nas finanças é a solução. 

De fato, é muito comum que no meio do caminho o foco se perca, principalmente quando algo inesperado acontece. Porém, usando a meta Smart, tudo fica delimitado e mais fácil de ser alcançado.

Quer saber como realizar seus planos de maneira organizada e estratégica? Saiba como usar a meta SMART nas finanças.

O que é a meta SMART nas finanças?

Criar o hábito de ter estratégias para os objetivos em qualquer área da vida é fundamental para conquistar o planejado.

Neste sentido, reflita quantas vontades e metas você já teve que não conseguiu realizar. De fato, tirar um objetivo da cabeça, ou do papel é desafiante quando não há um norte para começar.

Por isso, a meta SMART nas finanças é fundamental para executar um planejamento e atingir um objetivo traçado.

Cofrinho de dinheiro com meta SMART nas finanças

Esta meta é imprescindível para que você saia daquele ciclo de promessas que nunca são concretizadas. Assim, a meta SMART nas finanças é voltada para criar objetivos claros, detalhados e específicos. 

A palavra SMART se refere às letras que compreendem cada passo do método. Esta é uma estratégia que teve origem na língua inglesa.

Assim, o S vem de specific, M de measurable, A de attainable, R de relevant e, por fim, T de time based.

Como a sigla SMART funciona:

Usar a meta SMART nas finanças, significa, basicamente, definir um checklist para avaliar o que é preciso fazer para atingir o resultado final.

Neste sentido, cada letra representa uma particularidade

S – Específico

Sem dúvida, esta é a etapa que você irá quebrar a cabeça. Afinal, aqui precisa definir qual é o propósito e real objetivo que quer atingir. Assim, esta etapa precisa ser delimitada e o mais específica possível.

Considere responder a questões como: o que quer atingir com a meta, como conquistar, onde será realizado, entre outros questionamentos.

Neste sentido, não basta apenas ter uma meta vaga como “ter liberdade financeira”. É preciso realizar um levantamento de quanto será necessário para atingir a liberdade.

Por isso, é fundamental saber o seu custo de vida, assim como, seus gastos.

M – Mensurável

De fato, não adianta criar uma meta específica, mas que não pode ser medida. Neste sentido, estipule qual o resultado esperado e o tempo necessário para alcançar.

Desta forma, se acontecer algum infortúnio e em determinada data não for possível juntar o dinheiro programado, você consegue “compensar” em outra data e não prejudica todo o planejamento.

A – Atingível

Isso praticamente dispensa explicações, certo? Não é possível alcançar uma meta inatingível. 

Sonhar alto é realmente importante, e dizem que dá o mesmo trabalho que sonhar baixo. No entanto, quando se trata de meta SMART nas finanças, é preciso dar um passo de cada vez.

Neste sentido, se o objetivo for alto, estipule pequenas estratégias que somadas farão a meta ser alcançada.

Assim, você não corre o risco de ficar desmotivado porque parece não estar obtendo os  resultados almejados.

Da mesma forma, se o planejamento traçado estiver muito baixo, é só aumentar conforme seu desejo e meta atuais.

R – Relevante

Assim como ser atingível, uma meta precisa ser relevante. Este item é fundamental para que você continue focado em atingir seu objetivo traçado. 

De fato, uma meta precisa ser relevante para que não haja interferência de outras áreas ou eventos corriqueiros que possam atrapalhar.

Para pensar no que é relevante, considere toda a sua vida e como gostaria de estar no futuro. Ou então, quais são os sonhos que você gostaria de realizar? 

T – Temporal 

Uma meta SMART precisa, necessariamente, ter um prazo para ser concretizada. Obviamente, quando se fala de meta, é preciso estipular uma data limite.

Neste sentido, estabelecer uma data proporciona parâmetros para mensurar o andamento. Bem como, realizar modificações, quando necessário. 

Meta SMART na prática

De maneira bastante prática, para estabelecer uma meta SMART nas finanças, será preciso saber quanto dinheiro é necessário, o motivo, o prazo, uma justificativa e o que será realizado para atingir.

Se a sua meta é viajar, a meta SMART nas finanças na prática seria:

“Eu preciso de R$15.000,00 para viajar e conhecer a Disney em junho de 2024. Escolhi esta data porque desde criança tenho o sonho de conhecer o castelo da Cinderela e será meu aniversário de 25 anos. Para isso, irei guardar R$2.000,00 todos os meses do meu salário durante 8 meses”.

Mulher realizando uma meta SMART

Este é um exemplo claro da meta SMART nas finanças com objetivo bem traçado.

Inclusive, como a execução será de economizar dinheiro todos os meses, ao criar uma meta no MeuCompromisso, fica tudo mais fácil.

Para saber como criar uma meta, e fazer o dinheiro da meta SMART ser destinado para uma categoria específica, clique aqui e saiba mais.

Sem dúvida, com a meta SMART nas finanças os seus objetivos sairão do papel e serão completamente realizados.

Artigo anterior5 dicas para não se endividar no final do ano
Próximo artigoDeixar o dinheiro na poupança vale a pena?