Em tempos de crise financeira, cada pessoa faz o que pode para que o dinheiro dure mais. Além de técnicas para economizar, você também pode poupar ao ganhar com outras fontes de renda. Nesse artigo separamos tudo o que você precisa saber sobre renda extra e por onde começar para sair do vermelho.

A renda extra

Certamente, você já deve ter ouvido falar em renda extra. Basicamente, ele propõe que você realize atividades paralelas ao seu trabalho diário para conseguir um dinheiro à mais. E aqui vale tudo: fazer doces, consertar roupas, realizar pequenos reparos em casa, entre outros. Para quem tem uma dívida, essa pode ser uma ótima forma de quitar prestações sem precisar retirar do seu ganho mensal “oficial”.

Em um dos artigos aqui do Meu Compromisso, você conheceu 10 dicas para economizar dinheiro. Uma dessas dicas foi a renda extra, porque tão importante quanto evitar gastos, é fazer seu dinheiro se multiplicar. Na maioria dos casos, você não precisa de grandes investimentos para começar, apenas coragem e vontade de juntar uma graninha. E talvez, no final, você até descubra que essa atividade pode se transformar em uma profissão ou em um empreendimento.

Por onde começar

O que não falta na internet são ideias de renda extra que você pode testar e ver qual obtém melhor resultado. O primeiro passo para começar é pensar nas atividades que você pode fazer, tanto aquelas que você tem habilidade, quanto aquelas que não dependem necessariamente de colocar a mão na massa. Vamos aos exemplos!

Se você é uma pessoa que foi muito consumista e acabou ficando em uma situação financeira ruim, pode aproveitar para fazer uma verdadeira limpa nos seus objetos pessoais e colocar para vender em sites ou grupos de redes sociais. Tem roupas e sapatos que você não usa mais? Hora de desapegar e passar à diante! Afinal, do que adianta ter esses produtos juntando poeira no armário? Transforme seu “arquivo morto” em dinheiro “vivo”! Com a câmera do celular e o cadastro em sites especializados, você já pode começar a divulgar suas vendas. Vale até ser mais criativo nas imagens e nas legendas para chamar atenção.

Agora, se você tem habilidades manuais, seja na cozinha, com artesanato ou nos reparos de casa, que tal colocar esse “dom” ao acesso do público? Comece a divulgar entre seus amigos que você pode fazer esse tipo de serviço, ou no caso de cozinhar, comece a levar seus doces e salgados para lugares com muita movimentação. É muito importante que você não tenha vergonha de fazer esse trabalho. Se essa atividade vai te ajudar a realizar um sonho ou quitar as dívidas, deixa a timidez de lado e corra atrás dos seus objetivos!

Por fim, se você não se enquadra em nenhum dos casos acima, você precisa pesquisar sobre renda extra na internet. Existem sites que contratam freelancers para diversas funções, permitindo que você tenha renda extra home office. Um exemplo são as pessoas que trabalham de casa como atendente de suporte online ou telefônico de lojas. Há também plataformas que você se cadastra para ser um cliente oculto, uma pessoa que visita determinado comércio para avaliar a qualidade do atendimento. O que não faltam são ideias de renda extra para começar.

Sei no que trabalhar, qual a próxima etapa?

Encontrou a atividade ideal para você? Pode ser mais de uma, não tem problema! Uma vez que você identificar uma boa oportunidade e quiser investir, está na hora de pesquisar o que você vai precisar.

Algumas questões que você pode responder são:

  • Essa renda extra é home office?
  • Você terá de se deslocar?
  • Quanto tempo você tem disponível por semana?
  • Precisa investir na compra de materiais para começar a trabalhar?

Entender o negócio que você está entrando é fundamental para desenvolver um bom trabalho e não comprometer seu tempo e dinheiro atualmente. Se você tem somente 3 noites livres por semana, veja como você pode administrar sua rotina. Se for renda extra home office, veja se você tem um ambiente adequado para realizar a função.

Mas atenção! Nada de gastar com o que não é necessário! De nada adianta começar uma atividade se você terá que desembolsar um alto valor para comprar um notebook novo. O ideal é conseguir essa renda sem precisar movimentar suas finanças – até porque, essa é uma renda extra, não um negócio que precise de grandes investimentos.

Trabalhando com renda extra

Quando você começar a trabalhar mais vai perceber que tem um dinheirinho entrando na conta. Se você já leu nosso artigo sobre as dicas para economizar, sabe que ter um objetivo ajuda a manter o foco. Isso significa que esse dinheiro extra que você está ganhando deve ser aplicado na compra dos materiais que você necessita para trabalhar (quem faz brigadeiro para vender, por exemplo, precisará renovar os ingredientes) e o resto deve te ajudar a quitar suas dívidas ou cair em um fundo de investimento para seus planos futuros.

A dica aqui é a seguinte: não fique deslumbrado com esse dinheiro e saia gastando descontroladamente. Esse ganho à mais deve te ajudar em aspectos importantes, não na felicidade momentânea de compras desnecessárias. Se em algum momento você perceber que realizou seu objetivo e não quer mais fazer renda extra, pode parar e voltar quando precisar novamente (talvez nem precise!)

Renda extra que se tornou negócio

Você já deve ter ouvido falar inúmeras histórias de pessoas que começaram negócios do que era uma renda extra. Por aqui, também temos um exemplo. Uma das pessoas que acompanham o Meu Compromisso, a Bruna, nos contou que foi exatamente isso que aconteceu com ela.

A Bruna era designer em uma empresa e não estava contente com o salário e com as oportunidades do local. Para fazer uma renda extra, começou a escrever posts para blogs e conteúdo para redes sociais, já que isso era algo que ela gostava de fazer. Com o tempo, a Bruna percebeu que valia mais a pena trabalhar por conta própria, e hoje ela tem seu pequeno negócio focado nesse segmento.

E então? Pronto para transformar sua vida com renda extra? Para te ajudar, estamos desenvolvendo um artigo com métodos de fazer renda extra na internet e fora dela. Em breve, aqui no Meu Compromisso!

Artigo anterior10 dicas para economizar dinheiro
Próximo artigoPor que falar sobre dinheiro com as crianças?