Investir sem esforços é o sonho de muita gente. Uma vez que nem todo mundo tem a paciência e o tempo para estudar e acompanhar o Mercado Financeiro.

Motivado pelo aumento da taxa Selic, os investimentos na renda fixa ganharam novos adeptos. De certo, essas opções possuem como característica o baixo risco e a segurança.

Inegavelmente, a maneira mais prática de investir sem esforços é utilizando o próprio banco.  Por isso que no  MeuCompromisso, todo valor depositado, seja em conta corrente ou dos compromissos, rende 100% do CDI.

Isso significa que mesmo ali paradinho na conta corrente, seu dinheiro está rendendo juros. O CDI tem liquidez diária, ou seja, você pode sacar o dinheiro acrescido dos juros, quando desejar.

 Mas, se você gosta de diversificar, confira 5 formas de investir sem esforços.

CDB para quem quer investir sem esforços

Conhecido pela sigla CDB, o Certificado de Depósito Bancário são títulos emitidos pelos bancos para captar recursos. Assim, funciona como se você estivesse emprestando seu dinheiro ao banco por um período.

Neste sentido, ao final do prazo, o banco paga o montante acrescido dos juros. Além de uma maneira de investir sem esforços, é uma alternativa considerada segura.

Afinal, esta aplicação é assegurada pelo Fundo Garantidor de Créditos. Significa que seu dinheiro estará protegido pelo mesmo órgão que protege a poupança. Porém, seu rendimento, ou o juros pagos serão maiores.

Além de investir sem esforços, dependendo do montante acumulado, em caso de infortúnio, você recebe parte ou a totalidade do dinheiro investido.

Desta forma, quem criou o hábito de poupar e tem um dinheiro sobrando na conta, pode aplicar tranquilamente no CDB.

Tesouro Direto

Igualmente conhecido  como o CDB, o Tesouro Direto possui um propósito diferente, já que foi criado como um programa governamental. Assim, pessoas físicas podem investir sem esforços negociando títulos públicos, de maneira simples e totalmente online.

Em resumo, o empréstimo é feito para o Governo Federal, através do seu banco. Em troca, o governo fornece um título de crédito com vencimento pré-estipulado.

Desta forma, ao terminar o prazo, o devedor – neste caso, o Governo Federal, devolve o dinheiro emprestado incluindo os juros aplicados.

Destaca-se que as ofertas dos juros são negociadas e determinadas no momento em que o Governo Federal fornece o título.

Como este é um empréstimo para o Governo Federal, esta é uma forma de investir sem esforços com muita segurança. Afinal, é pouco provável que seu devedor te dê um calote.

Investir sem esforços

LCI e LCA

Não tão conhecidos, o LCI e LCA são opções para investir sem esforços porque são rendimentos de renda fixa.

Descritos como Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Câmbio do Agronegócio (LCA) são títulos emitidos por bancos e instituições financeiras.

Como os anteriores, estas são formas de captar recursos. No entanto, aqui os recursos têm destino certo, são investimentos nos setores imobiliário e agronegócio.

Então, esta é a melhor alternativa para quem quer investir nestes setores. Igualmente, o LCI e LCA possuem coberturas pelo FGC e rendem mais que a poupança.

Ademais, estes títulos, para pessoas físicas, são livres de IOF e Imposto de Renda.

Fundos Imobiliários

Certamente em algum momento você já ouviu que investir sem esforços é ter muitos imóveis que geram aluguel.

No entanto,  esta forma de investir pode dar algumas dores de cabeça como atrasos no pagamento, inquilinos indelicados, e por aí vai.

Para continuar a investir sem esforços, invista em Fundos Imobiliários. Esta modalidade permite o recebimento de uma renda mensal.

Em resumo, os FIIs proporcionam pagamento de dividendos mensais. Ou seja, você possui uma cota dos imóveis que geram o pagamento de “alugueis”.

Além disso, esta forma de investir faz com que quem não possui dinheiro suficiente para adquirir um imóvel, possa receber uma verba mensal.

Por consequência, adquirindo cotas os investimentos ficam diversificados. Afinal, é possível adquirir fundos de shoppings, logística, hotéis e vários outros.

Outra vantagem é que não há taxação sobre os fundos, diferentemente do aluguel advindo de imóveis próprios, que incidem impostos.

Fundos imobiliários para investir sem esforços

Previdência Privada – o investimento para o futuro

A última alternativa para investir sem esforços tem um foco específico no futuro. Neste sentido, é um investimento de longo prazo, não apenas para aposentadoria, mas para garantir renda sem esforço extra.

Além de assegurar um dinheiro para aproveitar a aposentadoria, estes planos são opções para criar um fundo para custear o futuro dos filhos. Ou seja, junta-se dinheiro para custear os estudos da faculdade, por exemplo.

A liquidez é facilitada, podendo contratar uma renda ou programar saques esporádicos.

Inclusive, se quiser acumular um valor para começar a investir sem esforços, crie uma meta no MeuCompromisso. 

Além de render 100% do CDI enquanto você decide, com um montante maior, é possível conseguir melhores taxas de retorno.

Artigo anteriorMercado mais caro: como economizar nas compras?
Próximo artigoComo lidar com imprevistos financeiros