O hábito da leitura, principalmente livros de investimento, são transformadores de vidas. Afinal, é uma das maneiras mais práticas e acessíveis para obter conhecimento.

Engana-se quem pensa que os livros de investimento servem apenas para aprender como trabalhar com a bolsa de valores. Este tema é muito mais abrangente, e engloba a máxima de aprender com o sucesso ou erros dos outros.

Além de auxiliar na elaboração de estratégias, os livros de investimento mudam a forma de pensar. Conheça 5 livros para ler antes de começar a investir.

Como os livros de investimento ajudam iniciantes

Mais que aprendizado, os livros de investimento aperfeiçoam as estratégias de aplicação de dinheiro. Ademais, diversos economistas concordam que a economia é cíclica, passando por períodos de bonança, crises e recessões.

Assim, os livros de investimento trazem esse conhecimento histórico, fazendo com que os investidores estejam preparados para as incertezas.

Se capacitar antes de entrar no universo de alto risco, é essencial para continuar mantendo a saúde da vida financeira.

Então, para não errar, conte com o MeuCompromisso para controlar suas finanças. E, ainda garantir rendimento de 100% do CDI na sua conta corrente.

Enquanto você aproveita este rendimento fácil, absorva os conhecimentos destes 5 livros incríveis.

Mulher lendo com cartão MeuCompromisso

Gustavo Cerbasi: Como Organizar sua Vida Financeira

Antes mesmo de investir é preciso organizar as finanças. Por isso, o primeiro livro de investimento da lista é do autor Gustavo Cerbasi: Como Organizar sua Vida Financeira.

O material tem uma linguagem inteiramente simples e acessível para todos os públicos. O intuito é ensinar como controlar e organizar as despesas, criando também o hábito de poupar.

Assim, este material contribui para que o leitor saiba realizar um orçamento eficiente. Principalmente, identificando a situação atual e os itens que estão tomando a maior parte da sua renda e como os custos podem ser reduzidos.

O livro também aborda questões como imposto de renda, dívidas e crédito.

Robert Kiyosaki: Pai Rico, Pai Pobre

Elogiado por economistas profissionais, este livro é um clássico e tem uma linguagem de fácil compreensão. No título do livro, assim como toda a história, o autor aborda lições aprendidas quando jovem, e com duas visões distintas.

Robert considera seu pai biológico, o “pai pobre”, que, apesar de ser bem remunerado em seu trabalho, não sabia administrar as finanças. Esta falta de conhecimento, teve como resultado inúmeras dívidas que foram herdadas após seu falecimento.

Já o “pai rico” representa a figura de um homem de negócios bem sucedido. Assim, o pai rico era o genitor do seu melhor amigo, e ensinou a importância da educação financeira.

Ou seja, Kiyosaki aponta como um salário invejável não é sinônimo de estabilidade financeira. Enquanto que o  “pai rico” ensina conceitos fundamentais para não cair na “corrida dos ratos”.

T. Harv Eker: Os Segredos da Mente Milionária

Outro no topo dos livros de investimento, Os Segredos da Mente Milionária modifica a mentalidade. Como o nome sugere, o material aborda a mentalidade em relação ao dinheiro.

Afinal, antes mesmo de pensar em ações, é preciso desmistificar muitas crenças que moldam o caminho financeiro.

Em outras palavras, trata da diferença entre a mentalidade de milionários e de pessoas comuns. Dividido em duas partes, a primeira retrata conceitos impeditivos para tomar decisões financeiras certeiras. 

A seguir, na segunda parte, são apresentados 17 itens chamados de “arquivos de riqueza”. Ou seja, é uma enumeração de formas de pensar que distingue os ricos dos demais.

Além disso, o livro não aborda apenas dinheiro. Mas, uma filosofia que relata a vida por completo, os negócios e hábitos diários.

Então, este é uma prova que livros de investimento vão além de questões monetárias. Mas, trazem benefícios para a vida e para o cérebro.

George S. Clason: O Homem Mais Rico da Babilônia

Quem olha essa preciosidade dos livros de investimento fica com um pé atrás. Afinal, o livro foi lançado em 1926. Porém, é um dos materiais mais indicados em todo o mundo quando o assunto é investimento.

Como você pode imaginar, o conteúdo traz os ensinamentos dos babilônios para acumular riqueza. Além disso, aborda os segredos para solucionar problemas financeiros comuns.

Muito mais do que acumular e multiplicar, o autor aponta soluções para a falta de dinheiro e administração dos recursos.

Este é um ótimo exemplo de como os livros de investimento vão muito além da questão financeira. Clason enfatiza a importância de buscar conhecimento e aprimorar as aptidões para conquistar o sucesso.

Glen Arnold: Os Grandes Investidores

Finalizando a lista de livros de investimento, e buscando a prática de aprender com o sucesso dos outros: Os Grandes Investidores.

O livro mostra a filosofia dos maiores investidores da história. Como o título anterior, este aborda temas de como acumular riqueza.

É um material que esclarece como os grandes nomes obtiveram tanto sucesso e fortuna. Sendo ideal para quem quer ser mais certeiro em suas decisões.

A partir do momento que conseguir modificar a sua maneira de pensar, investir será cada vez mais fácil e prazeroso.

Mulher lendo livros de investimento

E então, o que você achou das nossas dicas? Já leu algum desses livros de investimento?

Os livros são ótimas fontes de informação, especialmente sobre investimentos. Mas além dele, lembre-se que você pode sempre contar com o Blog do MeuCompromisso para se manter bem informado!

Artigo anteriorComo identificar gastos que podem ser cortados
Próximo artigoPequenos hábitos que te impedem de guardar dinheiro