Não é difícil ouvirmos no noticiário ou lermos na internet sobre a alta do Dólar. Apesar de não ser nossa moeda, ela influencia diretamente em nossos gastos. E saber onde investir pode fazer toda a diferença no rendimento do seu dinheiro!

Se informar sobre a alta do Dólar ou sobre a queda da moeda é algo que acontece com alguma frequência. Provavelmente, desde que você era criança, ouvia em noticiários a informação de quanto o preço do dólar tinha subido ou baixado naquele dia.

Essas notícias aparecem porque estamos inseridos em uma economia globalizada, onde todas as transações comerciais são realizadas em dólar.

Na prática, significa que a alta desta moeda vai afetar a nossa vida direta ou indiretamente. Seja para viajar, para investir, ou pelo preço do pãozinho, todas as matérias-primas são cotadas pelo Dólar. Por isso, é preciso estar atento à variação da moeda.

Como a economia americana é uma das mais fortes do mundo, mesmo havendo certa volatilidade no valor do dólar, nos últimos anos a moeda só se valorizou.

Não é por acaso que, para muitos especialistas, essa moeda pode ser considerada um porto seguro. Ainda mais quando falamos de investidores de economias emergentes, como o Brasil.

Diferentemente dos rendimentos de renda fixa, investir em dólar possui um grau um pouco maior de risco. Ao mesmo tempo que os rendimentos são maiores.

Mas existem algumas dicas de onde investir com a alta do dólar. Confira!

Dave Chappelle Reaction GIF - Find & Share on GIPHY

Ações de empresas específicas

Seja no mercado interno ou externo, ações sempre são uma boa alternativa para investimentos de renda variável.

Empresas que possuem atuação global, principalmente as grandes exportadoras, se beneficiam quando o valor do Dólar está elevado.

Investir em companhias brasileiras que têm parte de sua receita em Dólar é uma alternativa menos volátil. Isso porque, os lucros são acrescidos com a variação cambial.

Fundos multimercados

Esta opção é ideal para quem quer aproveitar as mudanças no cenário econômico e do mercado financeiro sem optar por somente um produto. Afinal, um fundo multimercado opera com diversos ativos, como papéis de renda fixa, ações empresariais, moedas e outros.

Por ser um fundo de investimento, há a presença de um gestor para direcionar as estratégias. Assim, você tem auxílio para enxergar as oportunidades do mercado.

A diversificação permite se proteger dos riscos e potenciar os lucros, o que torna estes fundos são muito atrativos.

O que deve ser levado em conta é o seu perfil como investidor. Isso porque, mesmo dentro de perfis arrojados, existem aqueles gestores que são investidores mais agressivos e assumem maiores riscos, com possibilidade de maiores retornos.

Mas, também há fundos para quem quer risco mais baixo, mesmo que isso impacte em rendimentos menores. Tudo vai depender do seu estilo pessoal, já que existe uma infinidade de opções disponíveis de investimento em fundo multimercado.

Saiba que todo fundo tem um período de liquidez para que o investidor tenha acesso aos seu patrimônio e rendimentos.

Este prazo é bastante comum e variável. Por isso, é importante ler o regulamento do fundo e suas especificações antes de realizar qualquer tipo de aporte. Dessa forma, você fica ciente de todas as cláusulas e calcula quanto e por qual prazo de tempo pode deixar uma parte de seu dinheiro aplicado em um fundo multimercado.

Mercado Futuro

Você já sabe que nos últimos anos a moeda norte-americana teve alta valorização.

Se considerarmos esta projeção de valorização, investir em Dólar no mercado futuro, em médio e longo prazo, proporciona mais chances de proteger seu capital inicial aplicado e ainda conseguir um percentual considerável de lucro.

No mercado futuro o investidor compra e vende contratos de Dólar que pagam um valor referente a variação da moeda durante o período de ocorrência.

Você se compromete em comprar ou vender determinada quantia em dólares em uma data no futuro por um preço predeterminado. Então, quando este contrato se encerra, e se houve valorização, o comprador recebe os lucros da operação no momento da venda.

Toda essa transação acontece através da BM&F Bovespa e de forma digital.

Happy Investment GIF by ANTIQUES ROADSHOW | PBS - Find & Share on GIPHY

Exchange Traded Funds

Muito conhecidos como ETF, são fundos de ações com cotas negociadas em bolsa.

Este investimento acompanha a dinâmica dos índices de mercado, sendo possível optar por aqueles que, direta ou indiretamente, tenham benefícios com a valorização do dólar.

O S&P 500 é o ETF mais requisitado disponível na Bovespa, pois reúne quinhentos ativos cotados nas bolsas de NYSE e NASDAQ, que são os principais índices de ações dos EUA.

Por ser cotado em Dólar, quando o índice sobe, e a moeda norte-americana se valoriza, o investidor terá um retorno muito maior, podendo inclusive, dobrar o percentual de retorno.

Quero investir, mas acho complexo

Por mais que hoje tenhamos a praticidade de investir pela internet, muita gente se sente insegura de colocar seu dinheiro em diferentes investimentos.

E é importante saber que investir em moeda estrangeira não significa que você esteja livre de perdas e crises econômicas. Mas é uma opção interessante de se considerar durante a alta do Dólar.

Agora, se mesmo com essas dicas, você não se sentir seguro em aproveitar a alta do Dólar, uma forma prática de fazer seu dinheiro render mais é escolher, estrategicamente, onde aplicá-lo.

No aplicativo MeuCompromisso, você mantém seu dinheiro rendendo 100% do CDI automaticamente. É um jeito seguro e prático de conseguir rendimentos, sem depender da alta do Dólar.

E aí, à medida que você ganhar confiança nos investimentos, poderá diversificar sua carteira para não perder a chance de aproveitar a alta do Dólar e outras boas oportunidades. Nada melhor do que fazer o dinheiro render, não é mesmo?

Meu Compromisso app na alta do dólar
Artigo anteriorCasais precisam conversar sobre crises financeiras. Veja dicas!
Próximo artigo6 Princípios para um Casamento Próspero