Sim, podemos garantir que o MeuCompromisso é seguro e até mais seguro que um banco, pois trabalhamos com uma IP (Instituição de Pagamentos). As Instituição de Pagamentos estão abaixo da legislação do Banco Central (12.865 de 2013) e são consideradas quase um banco.

A diferença de uma IP com um banco tradicional, é que todo o dinheiro dos clientes de uma IP ficam investidos em títulos públicos e separados do seu próprio patrimônio. Já no caso do banco tradicional, o dinheiro do cliente entra como patrimônio do próprio banco. Essa é a maior diferença e o principal fator de segurança de uma IP com relação a um banco comum.

Esta característica fez com que se desse um grande movimento de contas de pagamentos no Brasil, pelo fato de ser muito seguro, o Banco Central deixou mais flexível as exigências para quem deseja abrir uma IP ao invés de um banco tradicional.

O Meu Compromisso Solucoes de Pagamentos LTDA (36.990.228/0001-13) é uma Fintech brasileira, inserida em um arranjo com instituições autorizados pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Nossas Instituições de pagamento parceiras e autorizadas pelo BACEN são:

Banco Votorantim SA (59.588.111/0001-03):
Banco liquidante.
https://www.bancobv.com.br

Dock Solucoes em Meios de Pagamento SA (08.744.817/0001-86):
Processador das transações bancárias.
https://dock.tech

VISA
Bandeira parceira dos nossos cartões.
https://www.visa.com.br

Qual a relação do MeuCompromisso com a Dock?

A Dock Solucoes em Meios de Pagamento SA (08.744.817/0001-86) é uma IP (Instituição de Pagamentos) integrante do Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB) e regulamentada pelo BACEN.

A Dock processa cerca de 7% das transações de cartão em todo Brasil e é nossa parceira que gerencia o dinheiro de nossos clientes. Ela também é uma parceira estratégica da VISA, a maior bandeira emissora de cartões do mundo, aceita em mais de 30 milhões de estabelecimentos.

Veja algumas notícias sobre a Dock aqui.

Onde meu dinheiro fica guardado?

Como dissemos logo no início, todo o dinheiro que o cliente adiciona no MeuCompromisso fica investido em títulos públicos e separado do nosso próprio patrimônio. Já no caso do banco tradicional, o dinheiro do cliente entra como patrimônio do próprio banco.
É por este e diversos outros motivos, podemos afirmar que uma IP (Instituição de Pagamentos) é mais segura que um banco, já que não há o temido risco de crédito, o principal risco de um banco tradicional.

O MeuCompromisso pode utilizar meu dinheiro?

Pelo fato do dinheiro do cliente não entrar como o patrimônio do MeuCompromisso e ficar no BACEN ou investido títulos públicos, esse dinheiro não pode ser objeto de garantia, empréstimos ou responde por obrigações do MeuCompromisso.

E uma vez que todo este dinheiro fica custodiado em títulos públicos, o mesmo rende 100% do CDI e este rendimento é repassado integralmente aos clientes.

No caso da maioria dos bancos tradicionais, eles fazem um movimento contrário: Tomam o dinheiro do cliente emprestado, pagam uma taxa de juros abaixo do CDI (normalmente a poupança) e reutilizam este mesmo dinheiro para oferecer como empréstimos a outros clientes com uma taxa muito maior do que foi paga inicialmente.

O MeuCompromisso possui FGC (Fundo Garantidor de Créditos)?

Não, pois não se dá como necessário. Pelo fato do dinheiro depositado por você na sua conta do MeuCompromisso ficar diretamente no Banco Central ou aplicado em Títulos Públicos, ele acaba tendo uma proteção integral e separado do patrimônio do MeuCompromisso.

No caso do banco tradicional, onde seu dinheiro entra como patrimônio do banco, o BACEN teve que elaborar um mecanismo de proteção deste dinheiro caso o banco viesse a falir. Nascendo assim o FGC (Fundo Garantidor de Créditos), onde ele garante uma proteção aos clientes de até 250mil reais, caso o banco venha a quebrar e perder seu dinheiro aplicado.

Esta e outras dúvidas também podem ser sanadas acessando nossa página de Perguntas Frequentes.

Acesse também nossa sessão de finanças para casais para ter uma vida à dois mais leve e alinhada financeiramente.

Artigo anteriorInvestimento ativo e passivo – Qual a diferença?
Próximo artigoComo doar sem gastar nada?