Vira e mexe se houve algum comentário maldoso sobre alguém que escolhe dar dinheiro de presente. Embora essa escolha seja muito útil e prática, ainda existem pessoas que torcem o nariz para essa ideia.

Comumente é normal que gastemos um certo tempo considerando qual presente escolher para aquela pessoa especial. Porém, será que um presente físico é tão útil quando o dinheiro poderia ser? 

Além disso, porque ainda existe todo um tabu em torno de dar dinheiro de presente?
Conheça os 5 mitos mais populares sobre o assunto e como desmistificá-los: 

1. Dar dinheiro de presente não é especial

Indiscutivelmente, o maior mito é que presentear com dinheiro não é especial.

Muitas pessoas acreditam que um valor monetário demonstra pouco esforço, consideração e até despreocupação em agradar o presenteado.

Porém, essas afirmações não são necessariamente verdadeiras. Pode acontecer situações em que faz mais sentido dar presente. Ou seja, presentear em dinheiro pode ser um ato apropriado, de quem realmente conhece o presenteado.

Se essa pessoa é um parente ou amigo próximo e está passando por uma situação financeira complicada, não faria mais sentido ajudá-la do que presentear com algo inútil?

Outra questão é, se a pessoa possui um sonho e está juntando dinheiro para realizá-lo, não seria bacana contribuir?

De fato, não é mais significativo presentear com valores para que a pessoa possa comprar o que deseja?

Além disso, não é o presente em si que faz o momento ser pessoal e especial. Valores monetários são presentes marcantes se você souber como torná-lo extraordinário.

Caso seja do time das notas, prepare um envelope para colocar o dinheiro. Mas, caso seja do time do dinheiro digital, que tal enviar um Pix?

O Pic Presente é um produto MeuCompromisso que possibilita presentear com dinheiro de maneira inovadora, criativa e divertida.

Além do valor, o Pic Presente é acompanhado de um cartão totalmente personalizado. Ou seja, você pode criar frases para dar dinheiro de presente.

Vamos combinar, tem como dizer que esse tipo de presente não é especial?

Pic Presente para dar dinheiro de presente

2. Presentear com dinheiro é feio ou rude

Outro mito é que é  deselegante dar dinheiro. No entanto, essa visão é bastante equivocada já que em algumas culturas a melhor maneira de presentear é dando dinheiro.

Atualmente muitos casais preferem que seus convidados de casamento os presenteem com dinheiro.

Na verdade, esse tipo de presente faz que as pessoas possam escolher onde e como gastar o montante recebido.

Ou seja, além de não ser rude, é uma forma de ajudar e ser útil. Além disso, considere sempre o relacionamento que você possui com seu presenteado. 

Se seu amigo próximo gostaria de uma viagem, não é mais simpático ajudar com isso?

Caso conheça a fundo os planos dessa viagem, pode dar dinheiro de presente destinando onde esse dinheiro seria bem gasto.

Obviamente que, presentear em dinheiro é muito mais amável quando você prepara um bilhete ou anotação escrita à mão.

Assim, dar dinheiro de presente se torna algo único e extremamente gentil. 

3. O presenteado não se lembra de quem recebeu o presente

Será mesmo? Como seria se um amigo escolhesse te presentear com dinheiro para que você pudesse comprar aquele tênis que sempre sonhou?

Não há dúvida que se lembrará muito mais desse amigo, do que daquele outro que te presenteou com uma camiseta que você nem gostou.

Embora um mito, é preciso quebrar esse paradigma de que apenas um presente palpável é sinônimo de consideração com o presenteado.

Não é o presente que fará o presenteado se lembrar de quem presenteou, é o momento. Da mesma forma, não será o valor monetário, mas como esse foi entregue.

Para isso, prepare um cartão para dar dinheiro de presente, uma caixa especial ou um ambiente, como um jantar, por exemplo.

4. Só serve para ocasiões informais

Há quem valide dar presente em dinheiro, mas apenas em ocasiões informais. No entanto, a escolha de presentear dessa forma vale muito além de um momento propício.

De fato, dar dinheiro de presente de aniversário é uma circunstância bastante apropriada. Além disso, se o aniversariante prefere essa forma, não faz muito mais sentido agradá-lo dessa forma em seu dia especial?

O mesmo vale para outras ocasiões como casamentos, formaturas, natal e outras datas festivas. 

Dinheiro de presente

5. Dinheiro de presente apenas em últimos casos

Ainda muito enraizada na nossa cultura, o mito de que dar dinheiro de presente é a última alternativa possível, reservado para os momentos em que você não sabe mais o que dar.

Porém, presentear em dinheiro, além de ser muito útil, é bastante coerente. Principalmente, se considerarmos que a pessoa poderá usar o valor com bem desejar.

Dessa forma, dar presente em dinheiro é uma maneira de incentivar o consumo consciente. Afinal, as pessoas não saem comprando qualquer coisa apenas pelos mitos que não se deve dar dinheiro.

Quando presentear em dinheiro?

Não existe uma especificidade para dar dinheiro de presente, tudo depende das preferências do presenteado e das circunstância.

Embora não haja regra, é preciso quebrar os mitos de que não é apropriado presentear em dinheiro. 

Em resumo, o que tem maior valia é o cuidado em preparar e pensar no presente, seja dinheiro, ou não. Muitas vezes decidir dar dinheiro de presente é a escolha certa.

Artigo anteriorDicas de como economizar para viajar
Próximo artigoPresente de casamento em dinheiro: como solicitar e como presentear