Ter controle sobre as finanças é, sem sombra de dúvidas, uma forma mais tranquila de levar a vida. Mas existem momentos em que é preciso cortar gastos para economizar.

Acontece que nem sempre a receita é pouca, muitas vezes são os gastos que estão altos demais e devem ser revistos.

Por isso, aprenda como identificar e cortar gastos não-essenciais. E, controle o dinheiro de maneira facilitada e objetiva.

Conferindo as receitas e despesas para cortar gastos

O primeiro passo para cortar gastos desnecessários é organizar a vida financeira. Para isso, é necessário listar todas as despesas.

Pode parecer uma tarefa muito cansativa e complexa. Mas, quem utiliza o MeuCompromisso já sabe que no próprio aplicativo é possível categorizar todos os gastos.

Assim, no aplicativo, neste primeiro momento, apenas classifique, depois iremos explicar como cortar gastos. Uma forma prática de fazer é em listas como: aluguel, supermercado, farmácia, lazer, etc.

Ter todo o controle na palma da mão facilita na hora de analisar o orçamento mensal. Além disso, quando a informação é fácil de encontrar, no momento em que os gastos aumentarem, o alerta liga junto.

Também é importante reconhecer e organizar a origem de todas as receitas. Além do salário mensal, anote outras fontes de atividade que geram renda.

MeuCompromisso ajuda a cortar gastos supérfluos

Delimitando o planejamento financeiro

Quando todos os dados estão devidamente identificados, é preciso delimitar e aplicar o planejamento financeiro para cortar gastos.

Considere uma metodologia que separa a renda em percentuais. Desta forma, você destina uma parcela da renda para grandes grupos: despesas essenciais, lazer e investimentos.

No início pode parecer um pouco difícil conseguir separar uma parcela para investimentos. Porém, o hábito de poupar e investir garante um futuro mais seguro e confortável.

Assim, sabendo como está sua situação atual, você pode utilizar uma metodologia 50/30/20. Este é apenas um exemplo, é possível personalizar conforme sua necessidade.

No entanto, tenha em mente destinar seu dinheiro: 50% em gastos essenciais como moradia, transporte e alimentação. Já os outros 50% serão divididos entre investimentos (30%) e lazer (20%).

Criar estas metas de gastos geram muito mais controle e segurança para administrar o dinheiro.

Até mesmo o lazer se torna mais proveitoso, afinal, você já separou uma parcela para garantir o futuro. Assim, o montante destinado para os momentos de folga pode ser utilizado sem remorso.

Categorize todas as despesas

Depois de estipular os percentuais, é hora de dividir realmente o orçamento. Aqui é preciso estar atento aos detalhes, porque será hora de cortar gastos não-essenciais.

Com as despesas todas categorizadas, observe as últimas compras e classifique o que deve ser revisto, reduzido ou excluído. Nesta etapa, considere que os gastos fixos são condomínio, luz, água. Assim, estes itens são fáceis de colocar na lista das despesas que devem ser revistas

Porém, gastos como supermercado é um item que mesmo sendo essencial, pode ser reduzido. Seja trocando marcas ou optando mesmo por outros alimentos.

Outro item da alimentação são jantares fora, que podem ser reduzidos ou até mesmo excluídos. Vai depender da importância pessoal que o item possui. O mesmo vale para vestuário e assim em diante.

Cortar gastos supérfluos

Inevitavelmente ao terminar de classificar, será explícito onde cortar gastos. Pode ser que você ainda esteja em dúvida no que eliminar de vez. Por isso, confira estes exemplos: 

  • Assinatura de streaming: sabe aquele aplicativo cheio de filmes e séries que você paga a mensalidade e nunca assiste? Está na hora de fazer como uma grande parcela dos brasileiros e reduzir os gastos com streaming;
  • Plano de dados: praticamente todo lugar atualmente tem Wi-Fi disponível de forma gratuita, por isso, repense o uso do plano do seu celular. Considere trocar o pós pago pelo pré-pago, e mesmo assim, quando puder, utilize o Wi-Fi grátis e economize seu plano de dados;
  • Reduzir o gasto com energia elétrica: a famosa conta de luz contribui muito para cortar gastos fixos. Tome banho mais rápido e sempre acumule roupas para lavar e passar;
  • A armadilha da promoção: fique atento ao ver uma bela promoção, nem sempre o preço está realmente bom. Caso seja mesmo vantajoso, se questione se existe a necessidade ou se é apenas vontade de comprar.

Cortei os gastos e planejei as finanças, e agora?

Enfim, agora que as finanças estão organizadas, é hora de utilizar o percentual de investimentos na prática.

Pesquise sobre o assunto e escolha as alternativas que condizem com seu perfil e o risco que quer correr. É importante diversificar os investimentos.

Mas, você pode decidir isso com bastante calma. Afinal, apenas deixando seu dinheiro no MeuCompromisso, seu dinheiro já rende 100% do CDI.

Além de organizar e categorizar as despesas, no aplicativo seu dinheiro ainda rende! Acesse a sua loja virtual e baixe agora mesmo.

Mulher economizando dinheiro
Artigo anteriorComo lidar com imprevistos financeiros
Próximo artigo5 livros de investimento para ler antes de investir