Quando você houve o termo “consumo consciente”, o que te vem em mente? Para muitas pessoas, a combinação dessas duas simples palavras tem relação pura com questões ambientais, sustentabilidade e zero desperdício – portanto, algo quase impossível de praticar. Porém, apesar de ter, sim, uma relação com o meio ambiente, o consumo consciente diz respeito também à economia e tudo o que você pode realizar quando foca no que realmente deseja. A importância de se consumir consciente impacta primeiramente no seu bolso, e como uma reação em cadeia, no planeta como um todo. Vem entender mais sobre isso!

O que é consumo consciente?

Tudo que fazemos com consciência nos coloca em uma posição de responsabilidade pelos nossos atos. Assim também é o consumo. Quando compramos com consciência, deixamos de comprar por comprar para focar em objetivos maiores. Isso não significa que você não vai nunca mais adquirir uma camisa ou um sapato que conquistou seu coração, mas vai fazer com que você analise a real necessidade, tanto em matéria de espaço, como utilização e orçamento.

Se você é uma pessoa que não troca suas roupas novas mensais ou a saída com os amigos por nada do mundo, já deve estar considerando abandonar esse texto. Afinal, se você trabalha e ganha dinheiro, porque não gastar da forma que preferir? A ideia do consumo consciente não é privar o comprador de nada, mas fazer com que ele estabeleça prioridades para que a satisfação vá muito além da compra momentânea, impactando em suas conquistas futuras.

Você se lembra de comerciais antigos que diziam que se você economizasse um cafezinho por dia seria capaz de comprar uma câmera fotográfica de última geração? Pois é, por mais que pareça uma história sem pé nem cabeça, isso faz sentido. A publicidade incentivava o consumidor a economizar em algo considerado supérfluo, para adquirir um bem mais durável, que na época, era o sonho de muita gente. Usando esse exemplo fica fácil entender: o consumo consciente é comprar aquilo que você realmente deseja, com planejamento e análise, e em alguns casos, abrir mão do que não é tão significativo.

Qual é a importância do consumo consciente?

É claro que o consumo consciente tem relação com o cuidado com o meio ambiente. Afinal, se consumirmos menos, produz-se menos e gera-se menos lixo. Em um Planeta que sofre com os avanços dos seres humanos, não parece uma má ideia tomar alguma atitude para diminuir os impactos e fazer com que esse seja um lugar saudável para as próximas gerações.

Mas se o apelo ambiental não faz tanto sentido para você, temos um outro bom motivo que justifica a importância do consumo consciente: a economia. Mas como que gastar menos pode fazer bem para a economia? Bom, estamos falando de finanças pessoais, e nesse caso, poupar é sempre uma ótima ideia.

Em outro artigo que apresentamos por aqui, citamos a dificuldade que os brasileiros têm para poupar. Um dos principais motivos são as compras de preço mais baixo, que trazem satisfação momentânea, mas a longo prazo são gastos irreversíveis e que não agregam valor para o usuário. Certamente você tem algum sonho, e uma das formas de transformá-lo em realidade é com o consumo consciente.

Na prática funciona assim: se você quer comprar uma viagem ou fazer seu casamento, por exemplo, ao invés de parcelar tudo em várias vezes e contar com suas economias futuras para quitar as dívidas, você analisa seus gastos atuais e vê onde pode consumir de forma mais adequada. Assim, é possível cortar aquilo que não é fundamental e que você não depende para “ser feliz”. Ter um valor de orçamento em mente também ajuda, para que você verifique sua rotina e veja como e quanto pode economizar.

O consumo consciente faz com que o que antes seriam 12 pares de sapatos novos no ano, se transforme em uma viagem paga. E se você está pensando que sapatos são realmente importantes para você, não tem problema. Quem define a prioridade da sua vida é você. Mas é fundamental entender que planos maiores acontecem quando estamos focados.

Como ser um consumidor consciente

Agora que você já sabe a importância de consumir consciente, tanto para o meio ambiente quanto para as finanças pessoais, saiba que existem alguns passos que você pode seguir para começar a fazer suas compras com mais responsabilidade. O Instituto Akatu, que visa um futuro sustentável para o mundo, estabeleceu 12 dicas para ajudar na mudança de hábitos. Confira!

  1. Planejamento de compras: sabe quando você compra algo e sai feliz da vida da loja? Isso acontece porque nosso cérebro prefere as atividades que nos deixam alegres, mesmo que dure pouco. É aí que a impulsividade funciona. Planejar o que você vai comprar e em quanto tempo ajuda a acumular menos.
  2. Avaliando os impactos: quando comprar algo novo, lembre-se do meio ambiente, além das suas próprias finanças e do espaço físico que você tem em casa para acomodar novos itens. São elementos que sofrem impacto à cada nova compra.
  3. Apenas o necessário: está na frente de uma loja e ficou encantado por algum produto? Então, antes de comprar reflita se você realmente precisa. Uma boa técnica é não comprar no momento e verificar se o desejo permanece. Se você continuar com vontade de comprar depois de três dias, significa que é importante para você. Na maioria dos casos você vai perceber que esqueceu do produto já no dia seguinte.
  4. Reutilize: sempre é possível reutilizar coisas que compramos, especialmente embalagens e sacolas. Dê novas funções para itens velhos.
  5. Reciclagem: quase todas as cidades do país contam com políticas de reciclagem, com empresas que recolhem os materiais que podem ser reciclados. Separar o lixo é fácil e ajuda também na economia sustentável.
  6. Crédito consciente: antes de passar seu cartão para comprar algo, analise se você conseguirá pagar as prestações. Muitas vezes, vale mais a pena economizar mensalmente para comprar à vista, garantindo assim um bom desconto.
  7. Responsabilidade social: você sabia que algumas empresas aplicam políticas de responsabilidade social? Veja se o fabricante do produto que você deseja comprar trata com respeito seus funcionários, a sociedade e o meio ambiente.
  8. Pirataria não: quando você compra um produto falsificado, além de trazer para casa um item sem garantia de segurança, deixa de colaborar com um artista ou empresa.
  9. Contribua: críticas construtivas podem ajudar as marcas a melhorar produtos e serviços. Dê um feedback sempre que possível.
  10. Compartilhe a ideia: mostre o consumo consciente, seja por meio deste artigo ou de outras notícias da internet, para seus amigos e família. A informação é o melhor meio de transformação social.
  11. Faça valer o seu voto: cobre do seu candidato político as atitudes que espera dele. Mostre que você é um eleitor ativo e quer ter acesso aos seus direitos.
  12. Reflita: a avaliação pessoal é uma ótima forma de estabelecer suas prioridades. Sempre que possível, reflita sobre seus gastos, e principalmente, sobre como alcançar seus sonhos.

Praticar um consumo consciente não é impossível. Talvez, o maior fator motivacional seja ver na prática o quanto sua vida financeira pode mudar por meio dessa proposta. Que tal começar a consumir com consciência? Reserve 5 minutos do seu dia para colocar no papel quais são os seus sonhos, quanto é necessário economizar e em quanto tempo quer realizar. Depois, veja quais são os meios que você terá para alcançar o objetivo. Acredite, a felicidade à longo prazo de uma grande realização é bem melhor que a satisfação momentânea. Ah, e volte aqui para nos contar como foi!

Artigo anteriorPor que falar sobre dinheiro com as crianças?
Próximo artigoVocê tem medo de ficar sem dinheiro?