“Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado”. Certamente, você viu essa peça publicitária há alguns meses e também ficou se perguntando como era possível alguém tão jovem acumular tanto dinheiro. Talvez você também achou que o exemplo da Bettina era um tanto quanto distante ou impossível para replicar. Mas temos que concordar em uma coisa com a moça: pessoas de sucesso poupam e investem. A boa notícia é que você pode ser uma delas.

Poupar dinheiro é inteligente

Não faltam reportagens na Internet e nos jornais que debatem sobre a importância de poupar dinheiro. Aqui mesmo, no MeuCompromisso, falamos sobre o tema e até demos dicas para que você também comece a economizar. Entretanto, muitas pessoas tem a visão de que guardar dinheiro é muito difícil ou é um hábito que somente quem já tem um bom montante guardado consegue fazer.

O ato de poupar dinheiro é o fator principal para a realização de planos e objetivos. Além disso, com dinheiro você tem mais liberdade e segurança. Afinal, se você quiser trocar de emprego ou se arriscar em um novo empreendimento, ter um montante guardado vai dar a estabilidade necessária para os primeiros passos. Ou seja, poupar dinheiro é inteligente, porque na prática, aproxima você dos seus sonhos.

Mas porque parece tão difícil economizar? A falta de hábito é um item importante, mas a falta de exemplos palpáveis também pode desanimar quem está começando. Por exemplo, quem assistiu ao vídeo da Bettina pode se sentir distante daquela realidade, já que sabemos que ela não começou do zero e teve rendas que a ajudaram a multiplicar seu patrimônio. Porém, isso não significa que todos que tem um padrão de vida elevado começaram com dinheiro. Muitos profissionais começaram, literalmente, sem nada no bolso. Hoje, o que esses milionários têm em comum, é que além de serem pessoas de sucesso, eles poupam e investem.

Exemplos de pessoas de sucesso para te inspirar

Nem todo mundo tem a oportunidade de começar a vida profissional com bons recursos ou apoio financeiro dos parentes. Esse é o seu caso? Então, essas histórias podem te ajudar e servir de inspiração! São pessoas dedicadas e esforçadas, e claro, pessoas que poupam e investem para que esse período dure vários anos. Confira!

O milagre da superação

Você já deve ter ouvido falar de um livro chamado “O Milagre da Manhã”, um best seller nos mais diversos cantos do mundo. Seu autor, Hal Erold, transformou momentos difíceis da própria vida para se sentir motivado a atingir seus objetivos, tanto profissionais quanto financeiros. Aos 20 anos, Hal era um vendedor de uma empresa. Após sofrer um acidente de carro e quase perder a vida, decidiu que estava na hora de sacudir sua vida e colocá-la nos trilhos que sempre sonhou.

O livro mostra o método que ele utilizou para crescer na sua então profissão e virar um dos melhores vendedores da empresa. O autor ainda enfrentou outros desafios, como a falência de uma empresa e a descoberta de um câncer. Mas desde antes do sucesso já era uma das pessoas que poupam e investe. Inclusive, é dele a frase “Perde dinheiro quem espera até meio-dia para investir”

O que aprendemos com Hal Erold?

Que em qualquer situação podemos assumir a responsabilidade por nossas vidas, focar em objetivos e trabalhar para realiza-los.

Guardar e Investir

Grant Cardone é hoje um empresário de sucesso, com oito livros publicados e sete empresas sob seu comando. O conselho dele? Coloque seu dinheiro para trabalhar! Afinal, ele sabe por experiência própria que pessoas que poupam e investem chegam mais longe.

Com 21 anos Grant estava completamente endividado, mas no período de 9 anos conseguiu virar essa situação. Um dos métodos foi colocar todas as suas economias em investimentos (lembrando que poupança e carta de capitalização não são investimentos) e com o tempo viu seus rendimentos aumentarem, o que o permitiu abrir empresas e mudar de padrão de vida.

O que aprendemos com Grant Cardone?

Que é necessário tempo e dedicação para atingir grande objetivos.

Quando se tem um objetivo

Você tem o sonho de conquistar a casa própria? Rita Graczyk também tinha! Rita era uma faxineira que realizava duas limpezas por dia, todos os dias da semana. Com o objetivo da casa em mente, Rita começou a reparar em tudo o que ela poderia economizar, desde a passagem de transporte público, quanto o tempo que levava em cada casa.

Por ser tão disciplinada, conseguiu comprar um apartamento de 155 m2 em Santa Catarina. O segredo, segundo Rita, é nunca gastar mais do que recebe e evitar acumular dívidas com juros. Se antes ela guardava dinheiro para sua casa, hoje pode ser uma das pessoas que poupam e investem e multiplicam seus ganhos.

O que aprendemos com Rita Graczyk?

Que podemos realizar qualquer sonho ou objetivo com foco – e economia.

Saindo do buraco

Você conhece Vagner Meneses Pereira? E o coreógrafo Fly? Pois é, talvez você lembre dele dançando nos palcos de programas de televisão, mas pode não saber que ele precisou entrar e sair de um buraco financeiro para ter sucesso.

Fly era muito famoso nos anos 90 e ganhou bastante dinheiro com seu trabalho. Porém, não tinha conhecimento sobre finanças e conseguiu transformar os lucros em dívidas e “nome sujo”. A solução foi estudar por conta própria, aprender a economizar e recuperar a saúde financeira. Aos poucos, após se livrar das dívidas, entrou para o grupo dos que poupam e investem. Deu tão certo que hoje ele é consultor financeiro e lançou o livro “Como saí do Buraco”.

O que aprendemos com Fly?

Que o conhecimento ajuda a superar situações difíceis.

E a sua história?

Viu como economizar e mudar de vida não é impossível? Pode ser que você não fique milionário aos 22 anos como a Bettina, mas certamente conseguirá ter uma vida mais confortável e acumular sonhos realizados na sua trajetória.

Esses exemplos nos mostram que poupar e investir podem te ajudar na realização dos seus sonhos, seja a casa própria, seja se livrar das dívidas ou ampliar seus recursos diante do sucesso. O dinheiro não é a felicidade, mas é uma forma de chegar aos objetivos que vão te fazer feliz.

Artigo anteriorVocê tem medo de ficar sem dinheiro?
Próximo artigoPor que não comprar parcelado?