Primeiramente, o descontrole financeiro é um forte gatilho para conflitos entre casais e pode ser o grande vilão do seu relacionamento. Muitos desses desalinhamentos podem ser evitados com planejamento financeiro transparente e reflexão sobre os próprios hábitos de compra. No entanto, compreender a diferença entre um investimento ativo e passivo pode ser o primeiro passo para mudar alguns hábitos de consumo.

Você sabe porque controle financeiro para casais é importante? Confira!

Investimento ativo

Os investimentos ativos estão relacionados a tudo que você compra que lhe proporcionará retorno financeiro. Se você adquire um bem, que se torna uma fonte de renda, esse bem é considerado um investimento ativo.

Investimento passivo

Os investimentos passivos trazem despesas ao longo do tempo e diminuem seu poder de compra. Um mesmo bem pode ser definido como investimento ativo ou passivo. Um ótimo exemplo são imóveis. Se você compra um apartamento como investimento, e consegue vendê-lo por um preço maior, é considerado um investimento ativo. Mas se você decide se mudar para o apartamento e acaba adquirindo custos ao longo do tempo, ou decide vender o apartamento por um preço menor do que comprou, o investimento é considerado passivo.

Investimento ativo e passivo – Qual a diferença entre eles?

Entender a diferença  entre um investimento passivo e ativo pode contribuir muito com a sua saúde financeira. Antes de adquirir um bem, é importante se perguntar internamente se a compra se trata de um investimento ativo ou passivo, isso ajuda a entender o modo como você usa o dinheiro, e pode prevenir más decisões de compras.

MeuCompromisso – Conta Digital + Controle Financeiro

A conta digital MeuCompromisso foi criada para facilitar o controle financeiro de famílias, para que assim, elas possam se planejar e realizar sonhos. Uma boa saúde financeira contribui com a paz do relacionamento pois evita conflitos de um mal planejamento financeiro.

Acesse o link e comece a usar hoje mesmo:

https://meucompromisso.com/

Artigo anteriorComo organizar a vida financeira do casal?
Próximo artigoA Grab Go é segura?